Objetivo é modernizar e integrar as casas legislativas
O Programa Interlegis do Senado Federal estará, hoje, na capital mineira para evento que junta capacitação e diálogos legislativos. É uma parceria com a Câmara Municipal de Belo Horizonte, e as atividades acontecem entre 13h30 e 17h30, no Plenário Amynthas de Barros.
Entre os destaques do Encontro estão palestras sobre o orçamento público e sobre a função educativa do parlamento. O Senado será representado pelo diretor-executivo do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), Fernando Meneguin, que falará sobre a trajetória do Programa Interlegis.
“O Encontro Interlegis promove essa interação entre câmaras, assembleias e Senado Federal, e quando temos um Legislativo funcionando bem, estamos ajudando com que a Democracia funcione melhor. O Legislativo tem uma missão constitucional importante e o Senado Federal colabora para que ele desempenhe melhor essa função e fortaleça a democracia brasileira”, justifica Fernando Meneguin.
Também representarão o Senado as consultoras legislativas Rita de Cássia Leal Fonseca dos Santos, que dará palestra sobre “Orçamento Público como ferramenta de controle social”, e Tatiana Feitosa de Britto, que vai falar sobre “Função Educativa do Poder Legislativo”.
A abertura do evento, às 14h, será feita pelo presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereador Gabriel, e logo em seguida haverá a exibição de vídeo de boas-vindas do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.
Neste ano, Senado e Câmara Municipal de Belo Horizonte firmaram acordo de cooperação técnica voltado a promover o intercâmbio de conhecimentos, capacitar servidores para o desempenho das funções legislativas e estimular a participação cidadã no processo político.
O Encontro Interlegis na capital dos mineiros é a primeira iniciativa a materializar essa parceria, que neste caso conta ainda com o apoio da Escola do Legislativo, setor da Câmara Municipal que atua na oferta de cursos e treinamentos e coordena as ações de educação para a cidadania.
O Programa Interlegis foi criado em 1997, e é operacionalizado pelo ILB, escola de governo do Senado Federal. O objetivo do Programa é modernizar e integrar as casas legislativas, e para isso disponibiliza ferramentas tecnológicas e oficinas de capacitação, remotas e presenciais.
Leia mais: