Minas Gerais é líder de crescimento do turismo no Brasil.
Outros fatores também são destaque para este crescimento:
Ações no interior: Muitos dos novos empregos foram gerados no interior do estado, impulsionados pelo aumento de atrativos turísticos, resultado dos incentivos do Governo de Minas.
Rota turística Cafés do Cerrado: Um exemplo é a rota turística Cafés do Cerrado, sediada em Patrocínio, que oferece aos visitantes a oportunidade de experimentar café com diversos grãos premiados e conhecer as inovações do processo produtivo, com o objetivo de atrair turistas para a região do Cerrado Mineiro.Ampliar e diversificar. A rota turística Cafés do Cerrado foi lançada em conjunto com outras duas: Cafés do Sul de Minas, englobando as cidades de Três Pontas, Cambuquira, São Lourenço, Caxambu, Baependi e Cruzília; e Rota das Artes, que abrange Belo Horizonte, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Brumadinho, Congonhas, Ouro Branco, Ouro Preto e Mariana.
Os roteiros fazem parte do Diversifica, projeto que integra o programa Mais Turistas, elaborado em parceria com o Sebrae Minas. O objetivo é estruturar 16 novas rotas nos segmentos gastronômico, cultural, religioso, de aventura e de natureza, alcançando municípios nas diversas mesorregiões do estado. “A economia da criatividade é responsável por mais de 755 mil empregos em toda Minas Gerais. É o setor que mais emprega, e ainda faz isso de maneira sustentável. A meta do Mais Turistas e do Minas Criativa é criar 100 mil empregos no setor até o final de 2024, e estamos no caminho certo”, adianta o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira.
Outras rotas turísticas: Além da Cafés do Cerrado, foram lançadas outras rotas turísticas, como Cafés do Sul de Minas e Rota das Artes, como parte do projeto Diversifica, integrante do programa Mais Turistas, visando estruturar 16 novas rotas em vários segmentos turísticos.
Resultados expressivos em 2023: Minas Gerais teve resultados expressivos em 2023, crescendo 720% acima da média nacional em abril. O sucesso coincidiu com campanhas de promoção turística, como Minas Santa e Semana da Inconfidência, que impulsionaram o fluxo turístico no estado.
Eventos culturais e turísticos: Diversos eventos culturais e turísticos, como a Semana da Inconfidência, Minas Junina, Carnaval da Liberdade, Festival Internacional da Cozinha Mineira Contemporânea, Natal da Mineiridade, Réveillon e Virada da Liberdade, contribuíram significativamente para o crescimento do turismo.
Programação cultural
Participação Internacional:
Minas Gerais participou de feiras e missões internacionais, apresentando sua diversidade de opções turísticas e buscando atrair mais turistas e investimentos para o estado. Para levar Minas para o mundo, a Secult-MG participou ativamente de feiras e missões internacionais em 2023. Na BTL – Lisboa, principal feira de turismo de Portugal, o maior emissor europeu de turistas para Minas, o estado esteve presente com estande próprio.
Neste evento, iniciaram-se as tratativas com a Vila Galé para a instalação de um novo hotel em Ouro Preto. Apenas na primeira fase do projeto, serão investidos R$ 80 milhões, gerando 120 empregos permanentes diretos e 600 empregos indiretos. Na esteira da promoção do destino Minas ao público europeu, a Secult participou da ITB Berlim (Alemanha), onde iniciou as tratativas para trazer para Araxá uma das etapas da Copa do Mundo de Mountain Bike em 2024. O protocolo de intenções foi assinado em novembro, em Paris, pelo vice-governador Professor Mateus e o secretário Leônidas Oliveira.
O estado esteve representado ainda muitas outras feiras e missões, como a Fitur e a 21ª Madrid Fusión em Madri (Espanha); Vitrina Turística Anato, Bogotá (Colômbia); FIT Buenos Aires (Argentina); WTM London (Inglaterra); Imex Frankfurt (Alemanha), Imex Las Vegas (EUA) e Santiago (Chile), para o lançamento do voo direto entre Santiago e Belo Horizonte.
Os objetivos destas participações são apresentar a diversidade de opções existentes no território, atrair mais turistas, com incremento do ticket médio, bem como trabalhar na atração de investimentos para o estado, colaborando ainda mais para o desenvolvimento econômico, geração emprego e renda e consolidação de Minas Gerais como um dos destinos mais procurados no Brasil.