Trabalho começou em junho do ano passado.
A Prefeitura de Belo Horizonte está implementando medidas para garantir um Carnaval mais seguro em 2024, com a integração das forças de segurança para reprimir crimes, prevenir acidentes, responder a emergências e fiscalizar as festividades.
A segurança dos desfiles pré-carnavalescos está sob a responsabilidade do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), que realiza trabalhos preventivos com base na legislação contra incêndio e pânico.
O Batalhão Carnaval do CBMMG foi criado para atender a demanda relacionada principalmente aos blocos carnavalescos da capital e Região Metropolitana.
O trabalho começou em junho de 2023, com mais de 450 blocos aprovados em 44 reuniões realizadas pela equipe, visando a segurança contra acidentes.
Os bombeiros formam comissões e estabelecem critérios de segurança para o cadastramento de blocos e trios elétricos, incluindo medidas como prevenção a incêndios, prevenção a quedas, requisitos de segurança para equipes de isolamento, sonorização adequada, proibições de trajetos em áreas específicas, medidas de proteção em locais com risco de queda, e proibição de itens como serpentinas metalizadas e bandeiras/mastros.
O CBMMG disponibiliza uma cartilha aos organizadores de blocos, contendo todas as orientações de segurança, e destaca a importância do rigoroso cumprimento da legislação para evitar incidentes e garantir a proteção dos participantes.
Durante o Carnaval, todo o efetivo do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais estará mobilizado, incluindo militares da administração reforçando o efetivo nas ruas.
Cerca de 6 mil bombeiros militares estarão envolvidos em ações como pontos-base estratégicos, coordenação de brigadistas em blocos com grande público, prevenção contra incêndios e acidentes, e atividades de prevenção aquática em balneários.
A prevenção aos afogamentos também é uma preocupação, com equipes de bombeiros militares posicionadas em regiões estratégicas, como balneários, para reduzir o tempo de resposta e conscientizar a população sobre situações de risco em áreas aquáticas.
O monitoramento do público nos maiores Blocos Carnavalescos continuará em 2024, com equipes do Batalhão Carnaval e do Batalhão de Operações Aéreas utilizando drones para auxiliar em ações de planejamento e resposta a ocorrências durante a festa.
A corporação ressalta a importância da capacitação e treinamento continuado para manter os bombeiros militares preparados para atendimento em diversas situações.
Dicas de segurança foram divulgadas pelo Corpo de Bombeiros para o Carnaval, abordando temas como acidentes de trânsito, ecoturismo, afogamentos e outras situações.