Foco foram obrigações ambientais de indústrias e empresas.
A FIEMG promoveu, ontem, o Workshop “Obrigações Legais Ambientais 2024.
O evento, sediado na sede da Federação em Belo Horizonte, teve como objetivo esclarecer as principais questões relacionadas às leis ambientais vigentes em Minas Gerais e no Brasil.
Durante a abertura do encontro, Luís Márcio Vianna, presidente do Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (SINDIEXTRA), ressaltou a importância do tema não apenas para o setor produtivo, mas para a sociedade como um todo.
Ele enfatizou que as discussões sobre as obrigações ambientais de indústrias e empresas são fundamentais para o desenvolvimento do Brasil, com foco na desburocratização de processos e serviços.
O subsecretário de gestão ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (SEMAD), Diogo Soares de Melo, destacou a atuação da pasta junto à FIEMG na busca pela otimização dos licenciamentos
Além disso, enfatizou a importância de valorizar os empreendimentos mineiros que adotam boas práticas ambientais, sociais e de governança.
Paula Meireles, chefe de gabinete da Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM), reforçou a necessidade de os setores público e privado caminharem juntos, com propósitos em comum, para garantir o crescimento de Minas Gerais.
Durante o Workshop, empresários e representantes do poder público participaram de palestras e discussões sobre diversos temas relacionados às leis ambientais, incluindo logística reversa, Sistema Estadual de Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) e novos procedimentos do programa de gestão de barragens após a reforma administrativa da SEMAD.
Os palestrantes participaram de uma mesa de debate mediada pela coordenadora do Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos do Conselho de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da FIEMG, Christiane Cantagalli.
O evento proporcionou um espaço valioso para a troca de conhecimentos e informações sobre as obrigações legais ambientais em 2024.