O Atlético garantiu sua classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil, mesmo perdendo por 1 a 0 para o Sport na noite desta quarta-feira (22), na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife.
A vantagem adquirida pelo Galo no jogo de ida fez a diferença para o time alvinegro.
Confrontos das oitavas de final
Os jogos das oitavas de final estão agendados para as semanas dos dias 31 de julho e 7 de agosto. Os adversários do Galo serão definidos por meio de um sorteio realizado pela CBF.
Desafio na Arena de Pernambuco
A partida foi considerada difícil, como destacou o jogador Gustavo Scarpa: “Sem dúvida, foi uma partida muito difícil. Como a partida de ida também, onde criamos um pouco mais e, nas nossas conversas pós-jogo, reconhecemos a força e a personalidade do time do Sport. Talvez tenha sido nosso jogo mais difícil, mas tem o mérito da equipe adversária também, independente da divisão em que eles se encontram”.
Gol do Sport no primeiro tempo
Os donos da casa abriram o placar aos 14 minutos do primeiro tempo. Chrystian Barletta chutou para o gol e a bola desviou em Maurício Lemos, encobrindo o goleiro Everson, em um lance de sorte.
A melhor oportunidade do Atlético na primeira etapa ocorreu aos 29 minutos, quando Gustavo Scarpa finalizou rente ao travessão, mas sem sucesso.
Mudanças no intervalo
No intervalo, o técnico Gabriel Milito decidiu fazer substituições para tentar reverter a situação. Maurício Lemos e Igor Gomes foram substituídos por Igor Rabello e Rômulo, respectivamente.
Polêmica no segundo tempo
No segundo tempo, o Galo chegou a empatar aos 12 minutos com um belo chute de Paulinho no ângulo, mas o gol foi anulado pelo árbitro Bráulio da Silva Machado (Fifa-SC), que após ser chamado pelo VAR, assinalou uma falta duvidosa de Vargas no início da jogada.
Os pernambucanos continuaram ameaçando, com Felipe quase marcando um gol, salvo por Vargas em cima da linha. Aos 24 minutos, Guilherme Arana teve uma excelente chance, mas chutou cruzado para fora.
Substituições decisivas
No decorrer do jogo, Milito fez mais três substituições: Alisson por Zaracho, Cadu no lugar de Vargas, e o estreante Brahian Palacios na vaga de Paulinho. O Galo conseguiu controlar o ímpeto do adversário e garantiu a classificação importante.
Próximo desafio na Libertadores
Além da Copa do Brasil, o Atlético Mineiro também está classificado para as oitavas de final da Copa Conmebol Libertadores. O próximo compromisso do Galo será na próxima terça-feira (28), contra o Caracas, da Venezuela, na Arena MRV. Esta partida será decisiva para a última rodada do Grupo G.
Expectativa da torcida
A torcida do Galo está otimista e confiante na continuidade da boa campanha do time tanto na Copa do Brasil quanto na Libertadores. A performance do time nas competições tem sido motivo de orgulho e entusiasmo para os torcedores alvinegros.
Resumo da partida
Abertura do Placar: Chrystian Barletta marcou para o Sport aos 14 minutos do primeiro tempo com um gol que desviou em Maurício Lemos.
Chance do Galo: Gustavo Scarpa quase empatou aos 29 minutos do primeiro tempo com um chute que passou rente ao travessão.
Gol Anulado: Paulinho marcou um gol aos 12 minutos do segundo tempo, mas foi anulado pelo VAR devido a uma falta controversa.
Defesa Crucial: Vargas salvou um gol quase certo de Felipe em cima da linha.
Tentativa de Arana: Guilherme Arana perdeu uma chance de ouro aos 24 minutos do segundo tempo.
Análise do técnico
Gabriel Milito elogiou a determinação e o espírito de luta do time, reconhecendo a dificuldade do confronto e a qualidade do adversário. Ele destacou a importância das substituições estratégicas que ajudaram a segurar o resultado necessário para a classificação.
O Galo segue firme nas competições nacionais e internacionais, com a expectativa de continuar avançando e trazendo alegrias para sua apaixonada torcida. A combinação de talento, estratégia e determinação tem sido a chave para o sucesso do Galo nesta temporada.
Ficha técnica: Sport 1×0 Atlético
Sport
Caíque França; Pedro Lima, Rafael Thyere, Luciano Castán e Felipinho (Dalbert); Felipe (Ortiz), Domínguez, Barletta e Lucas Lima; Romarinho (Allan Ruíz) e Gustavo Coutinho (Zé Roberto).
Técnico: Mariano Soso
Atlético
Everson; Saravia, Maurício Lemos, Battaglia e Arana; Alan Franco, Zaracho (Alisson), Igor Gomes e Gustavo Scarpa; Paulinho (Palacios) e Vargas (Cadu).
Técnico: Gabriel Milito
Motivo: jogo de volta da terceira fase Copa do Brasil 2024
Local: Arena Pernambuco, em São Lourenço da Matta
Gol: Barletta, do 13 do 1º tempo
Árbitro: Bráulio da Silva Machado
Auxiliares: Alex dos Santos e Luiz Alberto Andrini
VAR: Rafael Traci
Cartões amarelos: Gustavo Coutinho, Felipe (S); Vargas, Battaglia, Paulinho, Saravia, Mariano, Alisson, Gabriel Milito (A)