A FIEMG promoveu um encontro conjunto dos Conselhos de Relações Internacionais e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, para discutir temas estratégicos ligados à economia verde, sustentabilidade, agenda climática e políticas de comércio exterior.
O encontro ocorreu na sede da Federação, em Belo Horizonte, reunindo especialistas do do setor público e privado para abordar questões como o planejamento ambiental de Minas Gerais e os desafios das regulamentações internacionais.
Os presidentes dos Conselhos, Alexandre Mello e Mário Campos Filho, abriram o evento, destacando a importância de fortalecer as políticas industriais para reaquecer o setor produtivo local.
Eles também enfatizaram os impactos das recentes mudanças climáticas, que afetam o Brasil de forma “ambiental, social e econômica” sem precedentes.
A sustentabilidade e as exportações são vistas como pilares essenciais para o Estado de Minas.
Renata Maria de Araújo, superintendente da SEMAD, apresentou o planejamento ambiental do governo mineiro para a COP 29, que acontecerá em novembro, no Azerbaijão.
Ela frisou a importância de uma participação ativa da competição mineira no evento, propondo soluções compatíveis com as demandas globais
Marcela Carvalho, da CAMEX, abordou o impacto das regulamentações ambientais nas políticas de comércio exterior do Brasil, destacando a necessidade de adequação das práticas internas para garantir a competitividade.