A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) está lançando campanha publicitária sobre a conclusão de seu plano legislativo para a convivência com os efeitos das mudanças climáticas na vida da população.
Até 10 de dezembro. as peças impressas e digitais da campanha que leva o nome de “. Escutar, planejar, agir. Faça chuva ou faça sol” vão circular em jornais, emissoras de TV e rádio, internet e mídia exterior, na Capital e no interior de Minas.
O projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) reflete um compromisso com a crise climática e sua adaptação às particularidades de Minas Gerais, especialmente no contexto de secas e chuvas extremas.
Aqui estão alguns pontos-chave sobre esta iniciativa:
1. O que é o PLAM?
O Plano Legislativo de Articulação e Monitoramento (PLAM) é um plano de ação criado pela ALMG para enfrentar os desafios climáticos no estado. Ele é baseado em mais de 300 diretrizes elaboradas com ampla participação social e técnica e será lançado oficialmente em 9 de dezembro.
2. Eixos prioritários
O plano se concentra em quatro áreas principais:
- Acesso à água
- Previsibilidade do clima
- Resposta a calamidades
- Planejamento Ambiental
3. Construção coletiva
A criação do PLAM envolve um processo participativo:
- Realização de sete encontros regionais e um estadual, que mobilizaram quase mil participantes e 477 entidades.
- Formação de grupos técnicos que analisaram políticas existentes e trouxeram propostas de melhorias.
4. Iniciativas
- Prêmio Assembleia de Incentivo à Inovação – Crise Climática
- Exposição educativa
5. Divulgação
A campanha publicitária “Escutar, planejar, agir. Faça chuva ou faça sol.” reforçar a mensagem de compromisso da ALMG. Com ampla circulação em diversos meios de comunicação até 10 de dezembro, a campanha busca informar a sociedade sobre as ações e resultados do projeto.
6. Impacto
Em um ano em que Minas Gerais sofreu extremos climáticos — a maior seca já registrada e um dos meses mais chuvosos em décadas —, o PLAM surge como uma ferramenta essencial para lidar com crises presentes e futuras. O projeto também enfatiza soluções locais que podem ser replicadas em diferentes
7. Monitoramento e compromisso
A ALMG se compromete não apenas com a criação do PLAM, mas também com seu acompanhamento e execução, buscando transformar as diretrizes em políticas públicas efetivas e impactantes.
Esse trabalho coloca Minas Gerais como referência nacional na abordagem legislativa e colaborativa para a crise climática, destacando a importância do planejamento integrado e da inovação no enfrentamento de desafios ambientais.