A iluminação cênica da Praça da Liberdade foi inaugurada ontem.
A abertura teve o acendimento das luzes, apresentações do Coral Black to Black com 200 crianças, além de um cortejo do Circo Meia Noite e a chegada do Papai Noel. Ele receberá o público no Palácio da Liberdade, que se transformará no Palácio do Natal.
Entre os destaques da decoração estão o Pórtico Alameda Travessia, inspirado nas igrejas barrocas mineiras, e o Túnel de Luz, com animações criadas pelo MIR Estúdio, que guiam o público até o Palácio do Natal, onde uma grandiosa árvore de Natal e um presépio artesanal, da artista Anísia Lima, homenageiam o Vale do Jequitinhonha.
Os elementos são inspirados na grandiosidade da Praça de São Pedro, no Vaticano. O presépio traz figuras com traços e vestimentas típicas de Minas Gerais, celebrando a identidade local junto com a universidade do espírito natalino.
Os jardins, a fonte e os canteiros da Praça da Liberdade receberam decoração que reflete a diversidade cultural e as tradições natalinas de diferentes cidades, criando uma mostra vibrante e rica em detalhes que homenageiam a pluralidade do estado.
A programação oferecerá também concertos e cantatas, de quinta-feira a domingo, nas escadarias do edifício do Iepha (Prédio Verde) e do Palácio da Liberdade.
Um show de drones no aniversário de Belo Horizonte, em 12 de dezembro, e o Coreto Musical, que será palco de apresentação de grupos e bandas também estão previstos.
O evento faz parte da programação do ‘Natal da Mineralidade’, iniciativa do Governo de Minas, que contará com 800 eventos em 450 municípios mineiros. O evento vai contar com circuito gastronômico com Food Trucks nas vias próximas às praças da Liberdade e Mendes Júnior.