Ordem do Mérito Legislativo celebra 190 anos do Parlamento mineiro

Cerimônia será em 16 de setembro
Indicações vão até 11 de julho. Foto: Daniel Protzner/Almg.

O Conselho da Ordem do Mérito Legislativo (OML) se reuniu na última quarta-feira, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), para definir os principais detalhes da cerimônia de entrega da comenda em 2025.

Este ano, a homenagem ganha um significado especial: celebra os 190 anos do Parlamento mineiro, data emblemática que será marcada com solenidade no Grande Teatro do Palácio das Artes, em 16 de setembro.

Além de Minas Gerais, outras 11 assembleias legislativas estaduais também comemoram 190 anos de fundação em 2025. A proposta é que essas Casas Legislativas também sejam agraciadas, fortalecendo o espírito de integração e reconhecimento entre os parlamentos estaduais.

A escolha da data da solenidade leva em conta a proximidade com o aniversário de 35 anos da Constituição do Estado de Minas Gerais, promulgada em 21 de setembro de 1989 — outro marco institucional que reforça o simbolismo da celebração.

O encontro foi presidido pelo deputado Tadeu Leite (MDB), presidente da ALMG e também do Conselho da OML. A reunião contou com a presença de diversos parlamentares que integram o colegiado, como os deputados Adalclever Lopes (PSD), Leninha (PT), Ulysses Gomes (PT), Cassio Soares (PSD), Betinho Pinto Coelho (PV), Alencar da Silveira Jr. (PDT), Bruno Engler (PL), Gustavo Santana (PL), João Vítor Xavier (Cidadania) e Roberto Andrade (PRD).

Durante a reunião, foram discutidos o horário da solenidade, o número de indicados por parlamentar, os critérios de escolha, além dos prazos para envio dos nomes.

Os parlamentares terão entre os dias 3 e 11 de julho para registrar seus indicados à comenda, por meio de formulário eletrônico. A definição final do número total de homenageados será divulgada após a consolidação dos nomes indicados pelos gabinetes e pelo próprio Conselho da Ordem.

Uma reunião com os gabinetes parlamentares foi agendada para esta quinta-feira (3/7) a fim de esclarecer os detalhes sobre o processo de indicação.

A Ordem do Mérito Legislativo é composta por três graus distintos:

  • Grande Mérito (ouro): Concedido a chefes de Estado e Governo, presidentes dos Poderes da União e dos estados, embaixadores, ministros e outras personalidades de destaque internacional ou nacional.
  • Mérito Especial (prata): Destinado a senadores, deputados federais e estaduais, reitores e autoridades com relevante atuação institucional.
  • Mérito (bronze): Entregue a demais autoridades e personalidades que tenham prestado serviços relevantes à sociedade ou ao Legislativo mineiro.

Todos os parlamentares da ALMG recebem automaticamente a honraria. Para a edição de 2025, já estão confirmados como recipientes da Ordem do Mérito Especial as deputadas Amanda Teixeira Dias (PL), Carol Caram (Avante) e o deputado Lincoln Drummond (PL).

Leia mais:

Indústria mineira recua em maio

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade
Share this