Pipas causam quase 400 mil cortes de luz em MG no 1º semestre

Pipas corte de energia Balcao News 16 7 25 Pipas corte de energia Balcao News 16 7 25
Cemig registra explosão de quedas de energia causadas por pipas em 2025. Foto: Divulgação/Cemig.

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) divulgou um dado preocupante: quase 400 mil consumidores tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido em ocorrências envolvendo pipas, apenas no primeiro semestre de 2025.

O cenário se agravou especialmente em junho, mês em que 150 mil clientes foram afetados, o equivalente a 38% de todas as ocorrências do semestre — um crescimento de 60% em relação ao total acumulado entre janeiro e maio.

Ao todo, 1.338 interrupções relacionadas à brincadeira foram registradas em Minas Gerais. Somente na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), foram 694 ocorrências, impactando mais de 250 mil unidades consumidoras.

copasa celular
Publicidade

Brincadeira que exige responsabilidade

Para a Cemig, o problema não está na prática de soltar pipas, mas na falta de conscientização. O técnico de Segurança do Trabalho da companhia, César de Jesus Souza, destaca que a brincadeira deve acontecer longe da rede elétrica:

“Soltar pipa é uma atividade saudável e divertida. O risco está quando ela é feita próximo a fiações, postes ou equipamentos da rede elétrica, o que pode causar acidentes e desligamentos que atingem milhares de famílias”, alerta.

Outro fator agravante é o uso de linhas cortantes, como cerol e linha chilena — ambos proibidos por lei em Minas Gerais. Essas linhas, ao tocarem os fios de alta tensão, podem romper cabos e provocar choques elétricos fatais, além de danos à infraestrutura elétrica.

Jamais tente retirar pipa da rede

A Cemig também reforça uma orientação essencial: nunca tente recuperar pipas presas aos fios. A tentativa de resgate pode resultar em acidentes graves, até mesmo fatais.

“As linhas com cerol ou componentes metálicos funcionam como condutores de eletricidade. A aproximação da rede, mesmo sem toque direto, pode causar choque elétrico, além de curtos e rompimentos de cabos”, explica César Souza.

Lei estadual proíbe cerol e linha chilena

Em vigor desde dezembro de 2019, a Lei Estadual 23.515/2019 proíbe a fabricação, venda e uso de qualquer material cortante em linhas de pipas. O objetivo da norma é preservar vidas e garantir a integridade da rede elétrica.

A Cemig mantém, durante todo o ano, campanhas educativas e de prevenção, especialmente em escolas e comunidades, reforçando os riscos da prática inadequada.

A companhia ainda destaca que, nas férias escolares, o número de ocorrências tende a aumentar, tornando a orientação preventiva ainda mais urgente.

 

Leia mais:

FIEMG alerta indústrias sobre falsas ações coletivas previdenciárias

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade
Share this