Evento na Pré-COP30 reforça protagonismo do estado em sustentabilidade e inovação verde
O governador Romeu Zema participou, nesta quinta-feira (6/11), da terceira edição do Minas Day, evento que consolida Minas Gerais como vitrine de soluções climáticas, tecnológicas e regulatórias.
O encontro foi realizado na Casa Firjan, no Rio de Janeiro (RJ), durante a Pré-COP30, que tem como tema “Soluções Integradas para a Ação Climática e Transição Justa”.
Em preparação para a COP30, que ocorrerá de 10 a 21 de novembro em Belém (PA), o Minas Day reafirma o protagonismo mineiro no debate nacional e internacional sobre sustentabilidade, inovação e economia verde.
Durante o evento, Zema destacou as ações do estado para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, como a adesão ao Race to Zero, e ressaltou o papel da sustentabilidade no desenvolvimento econômico.
“Manter nossos produtos dentro das normas ambientais nos favorece e muito, principalmente para as exportações. Hoje, Minas é um dos estados que mais contribuem para o saldo da balança comercial do Brasil e, para continuar assim, precisamos atestar que nossos produtos são produzidos com responsabilidade ambiental”, afirmou o governador.
Zema também lembrou que a produção de aço via carvão vegetal — alternativa renovável ao carvão mineral — confere vantagem competitiva ao estado.
“Isso tudo faz com que tenhamos acesso aos mercados mais exigentes do mundo, como a comunidade europeia”, completou.
O evento reuniu representantes de governos, setor produtivo, academia e organismos internacionais para discutir estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, além de fortalecer parcerias e investimentos sustentáveis.
O secretário adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Leonardo Rodrigues, ressaltou a importância da cooperação entre estados:
“Somente com organização, cooperação e fortalecimento institucional poderemos ampliar esse apoio mútuo e garantir melhores condições de financiamento para ações prioritárias e essenciais à humanidade.”
Durante o Minas Day, o Governo apresentou resultados da Plataforma MRV Climático, ferramenta que monitora e dá transparência às ações de mitigação e adaptação implementadas no estado.
A superintendente de Qualidade Ambiental e Mudanças Climáticas da Semad, Renata Araújo, destacou que o evento apresentou 84 casos de sucesso em setores como indústria e agropecuária.
“Foram exibidas plataformas que garantem transparência e credibilidade às políticas públicas e atraem o interesse de investidores, fortalecendo a política climática de Minas, robusta, transparente e com resultados concretos”, afirmou.
Presença em Belém durante a COP30
Durante a COP30, o Governo de Minas apresentará seu portfólio de políticas climáticas, os resultados do MRV Climático e experiências em transição justa.
A comitiva será liderada pela secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, acompanhada de Renata Araújo.
Minas participará de painéis oficiais e side events sobre financiamento climático, governança territorial, transição energética e inovação subnacional, além de integrar a Casa Abema, reforçando seu papel de liderança entre os estados brasileiros.
Leia também:


