Novo trem do metrô já está em Minas

Metro PSJF040344 Seinfra Metro PSJF040344 Seinfra
Com apoio do Estado, a concessionária Metrô BH antecipou em dois anos a aquisição dos 24 trens, Foto: Divulgação/Metrô.

Primeira composição chega para testes em BH

O primeiro dos novos trens do Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) já está em solo mineiro.

A composição, fabricada na China, chegou ao porto seco de Juiz de Fora, na Zona da Mata, onde passa pelos procedimentos de desembaraço aduaneiro antes de seguir para a capital.

A renovação da frota faz parte do contrato de concessão do metrô, acompanhado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), e representa um avanço na melhoria do transporte público sobre trilhos na RMBH.

Publicidade

Segundo o secretário de Estado adjunto de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Calixto, após a chegada a Belo Horizonte o trem passará pelas etapas finais de preparação e deverá iniciar os testes operacionais nos próximos dias.
“Isso reforça o compromisso do Governo de Minas com a melhoria da mobilidade urbana, com mais conforto para os usuários e maior eficiência do transporte público”, afirma.

Com apoio do Estado, a concessionária Metrô BH antecipou em dois anos a aquisição dos 24 trens previstos em contrato, totalizando um investimento estimado em R$ 700 milhões.

A expectativa é que, até o fim de 2026, dez novas composições estejam em operação — quatro até julho e outras seis até dezembro. O início do transporte de passageiros depende da conclusão de todas as etapas de comissionamento, que incluem montagem, testes técnicos, certificações de segurança e revisões finais.

Enquanto isso, a produção dos outros 14 trens segue em ritmo acelerado. As novas unidades atenderão as linhas 1 e 2 do metrô, garantindo viagens mais regulares, eficientes e confortáveis.

Os trens são produzidos pela Changchun Railway Vehicles, subsidiária da CRRC Corporation Limited (CRRC), maior fabricante de material rodante do mundo.

Em junho de 2025, uma comitiva do Governo de Minas, liderada pelo governador Romeu Zema, visitou a fábrica durante missão oficial à Ásia e acompanhou a produção de uma das composições.

Leia também:

Nova lei muda incentivos e afeta lucro presumido

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade
Pu
Share this