Aquele meu amigo que mexe com cerveja!

Flávio Vouguinha traz em sua coluna a diferença entre Mestre Cervejeiro e Beer Sommelier.

Aquele meu amigo que mexe com cerveja!
redutea
banner redutea
banner redutea

Boa sexta Lupulados! Nos últimos anos, com a democratização do universo cervejeiro, começamos a ter a cada dia mais pessoas interessadas nesse mercado e muitos até começando a produzir em casa mesmo. Todo mundo aqui deve ter um amigo ou conhece alguém “que mexe com cerveja”. Mas vocês sabem qual a diferença, por exemplo, entre Mestre Cervejeiro e Beer Sommelier?

Eu acho muito engraçado, pois acabei virando referência para vários amigos em cerveja e muitas vezes sou chamado de Mestre Cervejeiro. Preciso confessar para vocês: Não sou mestre cervejeiro e nunca fiz uma cerveja na vida. Hehehe!

Eu sempre trabalhei com marketing e relacionamento com clientes, sou uma pessoa que gosta e tem afinidade com serviços e experiência, mas que sempre passou longe da cozinha. Sendo assim, quando quis fazer algum um curso relacionado à cerveja, não pensei duas vezes: Beer Sommelier! Quando você se torna um sommelier em cervejas, aprende a história e as diferentes  escolas cervejeiras, conhece e identifica os estilos de cerveja a partir de suas especificações técnicas e análises sensoriais e dessa forma, pode usar esse conhecimento em vários serviços como a degustação orientada, harmonização de cerveja e alimento, elaboração de carta de bebidas e tudo que envolve a experiência do cliente com a cerveja em um ponto de venda.

Já o Mestre Cervejeiro, como costumo dizer, é o cozinheiro, ou chef, da cerveja. Ele é o responsável pela condução de todo processo produtivo da cerveja, desde a seleção de matérias-primas e insumos, até a criação de novas receitas e o controle final de qualidade da cerveja produzida. Ou seja, ele é quem garante o resultado e o sucesso da aparência, aroma e o sabor da bebida.

Caso você tenha interesse em qualquer uma das profissões, opções é que não faltam. Em BH, eu fiz o curso de Beersommelier da Escola Mineira de Sommelieria (@e.m.sommelieria) e gostei demais. Para quem quiser um curso bem técnico do processo produtivo e outros temas referentes a cerveja, duas grandes referencias do mercado e com portfolio bem variado são a Science of Beer Institute (@scienceofbeer) e a Escola Superior de Cerveja e Malte (www.cervejaemalte.com.br). Por fim, uma dica para iniciantes com preço super acessível é o My Beer Class do Clube do Malte (@clubedomalte), que oferece muito conteúdo, com pacotes mensais a partir de R$14,90. Com esse valor acabaram as desculpas né! Boa sexta e cheers!!!