Cervejarias que honram o nome de Minas

Mais um Lúpulo destaca as cervejarias mineiras premiadas no Concurso Brasileiro de Cervejas.

Cervejarias que honram o nome de Minas
redutea
banner redutea
banner redutea


Por Flávio Vouguinha

Hoje é dia de sextar com medalha no peito, Lupulados e Lupuladas! Isso mesmo... No último dia 18, foi dia de conhecer os grandes vencedores do Concurso Brasileiro de Cervejas, e as cervejarias de Minas Gerais, com destaque para cidade de Juiz de Fora, com três premiadas, fizeram bonito!

A edição 2021 ficou marcada pela ausência do Festival Brasileiro de Cervejas, evento festivo do concurso e a Feira Brasileira de Cervejas, que suporta a agenda sob a ótica técnica. Esse conjunto é hoje uma das maiores referências no calendário do Universo Cervejeiro na América Latina.

Essa foi a 9ª edição do concurso criado em 2013, que é uma realização da Associação Blumenauense de Turismo, Cultura e Eventos (Ablutec) e possui coordenação técnica da Escola Superior de Cerveja e Malte. Hoje é um dos maiores do mundo e reúne juízes com extensa experiência na avaliação da bebida em festivais espalhados pelo mundo, o que garante a ele grande credibilidade no mercado.

CONFIRA TAMBÉM: Acabou a cerveja! E agora? Dicas de app para pedir cervejas

Um ponto legal deste concurso é que a premiação oferece aos vencedores um diferencial extremamente relevante junto ao mercado e aos consumidores. É muito comum, ano após ano, as cervejas agraciadas adotarem a medalha em seus rótulos. Comece a reparar! E além disso, segundo a Ablutec, as avaliações e comentários dos juízes sempre ficam disponíveis para os inscritos e para que dessa forma, possam avaliar e melhorar os seus processos produtivos a partir do feeeback de como seus rótulos estão chegando ao mercado. O grande e real intuito é que o Concurso Brasileiro de Cervejas apoie a evolução do mercado cervejeiro brasileiro.

Nesta edição de 2021, os grandes vencedores da categoria geral de Melhor Cervejaria foram a Cathedral (@cervejariacathedral) com medalha de ouro, Cerveja Blumenau (@cervejablumenau) com prata, e Cervejaria Imigração 1824 (@imigracao) com bronze. Já as premiações de “Best of Show”, que é o prêmio de Melhor Cerveja, foram conquistados por duas gaúchas. O ouro para a Alem Bier (@alembier), com a Merlot Grape Ale, da categoria Wild Beer e a Cervejaria Narcose (@cervejarianarcose) com duas medalhas, a de prata para a Lager, da categoria German-style Pilsener, e de bronze para a Flip Flops To Hell, da categoria Chili Pepper Beer.

A Verace (@cervejariaverace), que em 2020 foi considerada a 3ª melhor cervejaria do Brasil, com 6 medalhas, esse ano trouxe para Minas quatro, sendo 1 ouro (a Pilsen na categoria Other Origin Lager), uma prata (a Berry Splash na categoria Fruit Wheat ) e dois bronze (com a Nice Hop na categoria Session Beer e a Disturbed na categoria Double IPA). A também reconhecida Wals (@walscervejas) contribuiu com 1 ouro na sua Tripel e uma prata com a Brut.

Mas vale destacar a presença de 3 cervejarias da cidade de Juiz de Fora entre as premiadas: Cervejaria Antuérpia (@cervejariaantuerpia) com 1 ouro (a cerveja Munich Dunkel) e dois bronzes (as cervejas Irish Red Ale e Wood Maple), a Cervejaria Jacabier (@jacabier) e sua medalha de prata para a cerveja Jacabier na categoria English Pale Ale e a Cervejaria Spartacus Brewing (@spartacusbrewing), premiada com medalhas de prata para as cervejas Kinetic na categoria Juicy or Hazy IPA e The Script na categoria Other Stong Ale or Lager.

Minas Gerais deixou o festival com dez cervejarias premiadas e um total de 18 medalhas. Ao todo, o Concurso Brasileiro de Cervejas contou neste ano com a participação de 467 cervejarias de todo país que totalizaram as inscrições de 3.162 rótulos para a competição. Tivemos ao final 256 cervejas premiadas em 134 categorias. Caso queira conhecer todas a lista completa de todas as premiadas pode ser conferida neste link. Dicas de boas cervejas é o que não faltam! Cheers!

LEIA TAMBÉM:

Unindo Clássicos

'Jan por Breno': a confiança e boa relação entre o paciente e seu médico

Aprenda a fazer uma versão 'amineirada' do Creme Brulèe

Tendências dos desfiles de moda do inverno 2021-2022