A campanha chamada Fevereiro Laranja intui conscientizar e manter em alerta sobre a leucemia. Um dos pontos fortes da campanha é orientar as pessoas sobre a relevância de se fazer exames para que o diagnóstico saia o mais rápido possível. Segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer, somente no ano de 2018 foram estimados 10.800 novos casos de leucemia no país, a conta traduzida em gênero dizia que 5.940 seriam homens e 4.860 mulheres.
O INCA ainda estimou que o ano de 2020 teria mais de 10 mil casos novos.
Dessa forma, pode-se entender o quão complexo e sério é o tema, além disso, a campanha visa sensibilizar em prol da doação de medula óssea que nesse caso é de suma importância.
Mas afinal, que doença é essa?
A leucemia é uma doença que ataca os glóbulos brancos. Seu principal traço é o acúmulo de células doentes na medula óssea, ou seja, a leucemia é um tipo de câncer dos tecidos que formam o sangue. A leucemia pode ter a forma aguda ou crônica. Na forma aguda, as células se multiplicam de forma muito rápida, provocando a morte das células saudáveis na medula óssea e sangue. Já na forma crônica, as células se multiplicam de forma lenta e os sintomas podem demorar muitos meses para aparecerem. Esta forma também requer diagnóstico e tratamento específico, mas os sintomas são menos intensos.
Muitos pacientes com tipos de leucemia que crescem de forma lenta não têm sintomas. No entanto, os tipos de leucemia de crescimento rápido podem causar sintomas que incluem:
- Fadiga;
- Perda de peso;
- Infecções frequentes;
- Sangramento fácil ou hematomas.
Podemos dizer que evitar os fatores de risco conhecidos e detectar precocemente qualquer tipo de câncer ainda é a melhor estratégia para combater a doença e oferecer qualidade de vida por meio do tratamento adequado. A campanha Fevereiro Laranja destaca ainda que a doação de medula também é muito importante, pois a cada cem mil pacientes, é encontrado apenas um doador é compatível. Portanto, quanto mais doadores, maiores são as chances de compatibilidade entre pessoas!
Fonte: Pix Midia