Você é rico ou pobre

Coluna Confusão – José Francisco Resende
image 750x500 6299fa885c5fd

Alô a todos.

É claro que a coluna de hoje, não versa sobre questões espirituais ou morais, onde ser rico significa valores positivos como dignidade, respeito, empatia, ou valores negativos como desonestidade, imoralidade ou crueldade.

Vamos hoje permitir que você se localize nos preceitos de mercado, em tempos de Elon Reese Musk (O homem mais rico do mundo) ou do senhor Macombo (O homem mais pobre do mundo – se é que isso existe)

Aos fatos então: Elon Musk tem um patrimônio hoje com todas as suas empresas, marcas e licenças de 218 bilhões de dólares, ou 1 trilhão, 44 bilhões, 220 milhões de reais pelo valor de dólar de ontem.

Jorge Paulo Lemann, o homem mais rico do Brasil acumula um patrimônio de 6 bilhões, 227 milhões de reais nas mesmas condições.

Mas onde nós, pobres mortais estamos nessa escala, segundo a PNAD – Pesquisa Nacional por amostras de domicílios, órgão do I.B.G.E – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, se você recebe até 667 reais está abaixo da linha da pobreza. Situação tá feia pra você? Imagina pra esses SERES HUMANOS?

Pelos mesmos órgãos, você pertence à classe E – se ganha no máximo 2090 reais. E olha que tem MUITA gente que pertence a essa classe no Brasil. Não vamos falar em métricas, porque a coluna chama-se confusão e não Processos de Economia.

Sigamos: Se você ganha entre 2091 reais a até 4.100 reais você está na linha da Classe D. Viram como começa a diminuir o FUNIL DA RIQUEZA? Agora, se você tem um patrimônio pago, mais dinheiro até 10.450,00 (MENSAIS) pode ser considerado Classe Média B. (Notem o grifo que já, já falamos sobre ele).

Mas, se você tem um patrimônio pago, mais dinheiro até R$20.900,00 você é classe média alta.

Para ser considerado RICO em qualquer lugar do mundo, você deve ter um patrimônio mais dinheiro que deve estar acima do padrão MILIONÁRIO, que é hoje de 1 milhão de dólares entre bens e investimentos ou caixa.

Quando dizemos “acima do padrão” quer dizer que se você só é considerado rico na África do Sul ou na Dinamarca, ou nos Estados Unidos, se tiver um patrimônio de 2 bilhões de dólares americanos. Uma bagatela de 12 bilhões, 454 milhões de dólares. Ou seja: O homem mais rico do Brasil não é considerado rico na Noruega.

Lembram quando eu falei do grifo na expressão patrimônio PAGO? É porque aquele apartamento que é seu, mas está financiado, ele não é seu. É DO BANCO. O mesmo com o carro com aquele carnê grossão que nunca acaba.

Agora, seja onde for que você se “encaixar”, faça como eu: Sorria e agradeça a Deus o que você tem. Então vem comigo: “Pai nosso que estais no céu…” 

Até a próxima semana.

As opiniões contidas nesta coluna não refletem necessariamente a opinião do portal Balcão News.

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade