Uma pesquisa feita pela Fecomércio MG sobre as compras de Páscoa mostrou que 56,3% dos entrevistados vão presentear na data, sendo que 97,6% deles apostam nos ovos e tradicionais chocolates para agradar filhos, namorados(as), esposas(os), pais e netos, nesta ordem. Outro dado da pesquisa que mostra maior disposição do consumidor é que, entre os que vão às compras, 38,7% devem gastar o mesmo que no ano passado, enquanto 34,5% deverão investir mais nos presentes de Páscoa do que no ano anterior.
O levantamento também mostra que 55,5% dos consumidores estão preocupados em não fazer dívidas . Não pretendem comprar a prazo e vão fazer as compras da data pagando à vista, no dinheiro ou cartão de débito. Nessa mesma linha, de maior atenção com o orçamento, 54,7% dos que vão dar presentes na data admitem que as promoções podem atraí-los às compras e outros 19,3% dizem que serão estimulados pelos preços reduzidos. Já 11,3% esperam variedade de marcas e produtos.
Os chocolates industrializados lideram as opções de compra. O gasto médio com os presentes não deverá ultrapassar o valor de R$200,00, de acordo com 83,3% dos consumidores, As compras de Páscoa em Belo Horizonte serão feitas principalmente em lojas de shopping (38,2%) e em supermercados e hipermercados (30,1%). Outros 35,6% dos consumidores pesquisados, disseram que não é hábito presentear na Páscoa e 21,2% dizem não ter dinheiro para adquirir os produtos.
O consumidor está buscando variedade e preço competitivo em seus produtos de Páscoa, enquanto também está preocupado em manter-se dentro de sua restrição orçamentária, o que pode impactar as decisões de compra e a escolha de formas de pagamento.
Mesmo com as instabilidades econômicas, os consumidores irão gastar no mínimo o valor empregado no ano passado, além da constatada tendência de melhora no consumo em comparação ao último estudo realizado pela Fecomércio MG em 2020.
A preferência pelo pagamento à vista também pode ter implicações econômicas. O pagamento à vista geralmente envolve a troca imediata de dinheiro pelo produto, o que pode significar que o consumidor não deseja adquirir dívidas de longo prazo ou pagar juros em parcelamentos, o que também pode estar relacionado à restrição orçamentária.
Aproximadamente 20% dos entrevistados irão aproveitar a data para realizar viagens de Lazer e descanso. Os principais motivos sobre esta escolha de consumo podem ser devido ao feriado ser prolongado, para encontrar com parentes e familiares na data, o turismo religioso e a fuga da rotina em grandes centros urbanos.
A pesquisa, segundo a entidade é importante, pois permite que o lojista ajuste sua estratégia de precos, oferta e promoção de produtos de acordo com a realidade do mercado, tornando-se mais competitivo e atraente para seus clientes em potencial.