INSS cria política para enfrentar violência e assédio no trabalho

Assedio Inss 26 1 24 Balcao News Assedio Inss 26 1 24 Balcao News
Um Comitê Permanente de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e Violência será estabelecido. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Br.

Objetivo é tornar ambiente mais saudável e seguro.

A Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e Violência no Ambiente de Trabalho e Relações Institucionais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi definida hoje. É uma iniciativa importante para criar um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.

É o resultado de debates iniciados em 2023, visando estabelecer um fluxo eficaz de denúncia, acolhimento e proteção às vítimas, além de uniformizar os procedimentos para punição de condutas ilegais.

As medidas entrarão em vigor em 1º de fevereiro, delineando procedimentos para acolhimento, escuta, acompanhamento e orientação aos trabalhadores e estagiários.

Um Comitê Permanente de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e Violência será estabelecido, composto por representantes das diretorias de gestão de pessoas, governança, controladoria, ouvidoria e comissão de ética.

O comitê trabalhará em conjunto com profissionais de saúde capacitados para oferecer cuidado integral às vítimas de assédio e violência no ambiente de trabalho.

O comitê será responsável pelo canal de acolhimento, suporte e acompanhamento dos trabalhadores, podendo recomendar ações imediatas para preservar a saúde e integridade das vítimas.

Também encaminhará à Corregedoria os casos que envolvam violações de deveres e proibições legais.

Participantes do comitê terão a responsabilidade de realizar um diagnóstico institucional, alertar sobre práticas que favoreçam violência, assédio e discriminação, solicitar providências para apuração de casos, proteger as vítimas e preservar provas com sigilo.

A política prevê medidas que buscam tornar a gestão participativa, baseada na confiança, respeito mútuo, equidade de tratamento e garantia da dignidade.

Também propõe a promoção da melhoria contínua e sustentável nos aspectos físicos, sociais, psicológicos e organizacionais do ambiente de trabalho, através de espaços de fala e escuta nas relações.

Gestores do INSS são responsáveis por analisar criticamente e revisar os métodos de organização do trabalho, melhorar competências relacionais e de gestão, além de se comprometerem a buscar suporte para resolver conflitos e enfrentar o assédio e a violência nas relações de trabalho.

Essa política representa um compromisso sério do INSS em criar um ambiente de trabalho mais seguro, promovendo o respeito, a dignidade e a igualdade entre os seus colaboradores.

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade