Copa Davis: Brasil retorna à elite do tênis mundial

Copa Davis Brasil retorna a elite Balcao News Copa Davis Brasil retorna a elite Balcao News
Vitórias de Thiago Monteiro e nas duplas garantem vaga após nove anos. Foto: André Gemmer/CBT.

Vitórias de Thiago Monteiro e nas duplas garantem vaga após nove anos.

O Brasil conquistou seu retorno à elite da Copa Davis, conhecida como a “Copa do Mundo” do tênis masculino. Durante os jogos da fase classificatória, realizados entre sexta-feira (2) e sábado (3), a equipe brasileira assegurou a vitória sobre a Suécia por três a uma, em uma série de cinco partidas. O confronto teve lugar na cidade de Helsingborg, na Suécia.

O embate teve início na sexta-feira, com uma vitória do cearense Thiago Monteiro, atualmente ocupando a 119ª posição no ranking de simples da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), sobre Karl Friberg (364º), com parciais de 6/3 e 7/6 (7/5). A Suécia empatou o placar com Elias Ymer (160º), que venceu o paulista Gustavo Heide (241º) por 2 a 1 (4/6, 6/1 e 6/3).

No sábado, a equipe brasileira retomou a liderança ao vencer nas duplas. A dupla formada pelo gaúcho Rafael Matos, atualmente em 57º lugar no ranking mundial de duplas, junto ao paulista Felipe Meligeni (662º nas duplas, 153º em simples), derrotou Filip Bergevi (143º) e Andre Göransson (67º) por 2 sets a 0 (6/2 e 7/5). Posteriormente, Thiago Monteiro garantiu a vitória ao derrotar Ymer por 2 a 1, com parciais de 4/6, 6/4 e 6/2, colocando o Brasil de volta à elite da Davis pela primeira vez desde 2015.

“Desde minha estreia na equipe, em 2016, era um grande sonho contribuir para isso. O sonho foi realizado, todo o time se empenhou, lutou muito e se entregou até o final. Sem dúvidas, sem o trabalho e o empenho de todos, nada disso seria possível”, celebrou Monteiro, ao site da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).

Até 2018, a elite da Davis contava com oito países, sendo disputada em confrontos eliminatórios com anfitriões diferentes. A partir de 2019, o torneio passou a ter 16 equipes, divididas em quatro grupos, cada um em uma sede. Os dois melhores de cada chave avançam para o mata-mata, que ocorre em um único local; em 2024, será em Málaga, na Espanha, em novembro.

Leia mais:

Cruzeiro derrota o Atlético na Arena MRV por 2 a 0

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade