Presídios de Segurança Máxima terão reconhecimento facial

Presidios federais reconhecimento facial 15 2 24 Balcao News Tom Costa MJSP Presidios federais reconhecimento facial 15 2 24 Balcao News Tom Costa MJSP
Está prevista a construção de muralhas em todos os presídios federais, semelhante ao realizado no presídio do Distrito Federal. Foto: Tom Costa/ MJSP.

Sistema de alarmes e sensores serão ampliados.

Após a fuga de dois presos da Penitenciária Federal de Mossoró (RN) na madrugada de ontem, quarta-feira, o Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou medidas para modernizar o sistema de videomonitoramento dos cinco presídios federais, aprimorar o controle de acesso com reconhecimento facial e fortalecer a segurança nas unidades.

Também será solicitada a nomeação de 80 policiais penais federais para reforçar o sistema prisional federal, com parte do contingente sendo deslocada para Mossoró.

Além disso, segundo a Agência Brasil serão ampliados os sistemas de alarmes e sensores de presença nas unidades prisionais federais, e está prevista a construção de muralhas em todos os presídios federais, semelhante ao realizado no presídio do Distrito Federal.

O ministro Ricardo Lewandowski ressaltou que todas as medidas visam aumentar a segurança e prevenir futuras fugas.

As investigações sobre a fuga estão sendo realizadas tanto em caráter administrativo, para apurar responsabilidades disciplinares, quanto em inquérito policial pela Polícia Federal, buscando responsabilidades criminais e eventuais facilitadores da fuga.

Trezentos policiais estão empenhados na busca pelos fugitivos, com o auxílio de helicópteros e drones.

O ministro determinou o afastamento da direção da Penitenciária Federal de Mossoró, e o ex-diretor da Penitenciária Federal de Catanduvas (PR), Carlos Luis Vieira Pires, foi nomeado interventor na unidade prisional potiguar.

Os fugitivos foram incluídos no Sistema de Difusão Vermelha da Interpol e no sistema de proteção de fronteiras.

Leia mais:

Nova Lima lança a Cartilha da Páscoa

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade