No labirinto, o amor transparente segue por fios delicados: Diáfanos…!

No labirinto o amor transparente segue por fios delicado. Balcao News capa scaled No labirinto o amor transparente segue por fios delicado. Balcao News capa scaled
No labirinto, o amor transparente segue por fios delicado. Foto: Tiago Boson.

No espetáculo “Diáfanos e eu te amarei para sempre”, a história de Samuel e Clarice ao longo de muitas vidas é encenada atráves de momentos e fragmentos de um presente sempre próximo.

A breve sinopse acima revela apenas a porta de entrada para a platéia que assistirá ao novo trabalho de Marco Perpétuo, autor da peça – que também atua, dirige e produz a mesma.

Contracenando com a atriz Alessandra Salomão, Marco desenvolve um texto que orienta o público para o testemunho silencioso de uma relação entre um homem e uma mulher.

E isto já bastaria para enfatizar sentimentos e ideias sobre como a humanidade atual resolve e se enrola no tecer constante de uma roca chamada Amor: Este sentimento representado como um ideal ainda incompreendido, de certo modo. Oferecendo esboços do que ele poderia ser por intermédio de paixões manifestas com alegria vociferante; outras vezes, através de delicadas palavras de sincera afeição e bem querer.

Samuel e Clarice respectivamente Marco e Alessandra. Balcao News A1 scaled
Samuel e Clarice, respectivamente: Marco e Alessandra. Foto: Tiago Boson.

Sendo contemplado com o edital de ocupação de espaços da FUNARTE, o espetáculo será apresentado em 4 dias consecutivos a partir desta quinta-feira (21/03).

Sobre ser o diretor/ator/autor da peça, Marco responde:

“Geralmente as coisas que as pessoas me convidam para fazer, eu não quero fazer; e as coisas que eu quero fazer, eles não me convidam para fazer.”, e continua com bom humor: “Então eu vou fazer algo para mim (então!); do jeito que eu acredito e gosto…!”

Pois é perceptível, quando em cena, como tanto Alessandra quanto Marco apreciam o trabalho desenvolvido por aproximadamente 5 meses de preparação e maturação acerca o entendimento da obra em sua essência – acompanhada por todo um emaranhado de sutilezas, detalhes e referências.

A atriz Alessandra Salomao. Balcao News A2 scaled
A atriz Alessandra Salomão. Foto: Tiago Boson.

Alessandra foi convidada a trabalhar na peça após a saída de Bruna Brandão do projeto, iniciando as novas temporadas no 15º Festival Nacional de Teatro de Governador Valadares (FENTA), em 2023.

“… 2022 – mais ou menos no mês de… maio ou junho a gente encontrou para fazer as primeiras leituras; e aí a gente começou a ensaiar. (…) E a gente foi encontrando e discutindo texto. – Foi um tempinho bom, até (né?) de preparação…!”, relata ela quando perguntada sobre o resultado de qualidade obtido, tratando-se de exposição do texto ao público, sintonia entre os atores e a interpretação propriamente dita levada a efeito (mise-en-scène, coreografia etc.).

Equipe tecnica da FUNARTE dando suporte. A iluminacao ficou ao encargo de Emerson Heberth. Balcao News A3 scaled
Equipe técnica da FUNARTE dando suporte. A iluminação ficou ao encargo de Emerson Heberth. Foto: Tiago Boson.

Ela acrescenta, a propósito da produção:

“Quando se falou em tempo de ensaio, a gente não teve muita pressa de estrear porque os problemas que a gente tem é (…) mesmo de falta de incentivo: a gente fez o tempo todo sem grana. (…) Foi uma coisa muito ‘na raça’ (assim). Até hoje! (…) Nós dois temos outros trabalhos; a renda não dá para viver só de atuação.”, e salienta sobre a rotina, Alessandra: “Eu sou funcionária pública – 6 horas por dia –; sou casada. (…) Eu ainda tive a sorte de reduzir minha carga horária; (…) os ensaios eram à noite…”

Marco, por sua vez, inaugurou recentemente – sob sua administração – um restaurante chamado “Minha Mãe” no andar térreo do tradicional edifício Maletta.

O teatro da Funarte Galpao 4. Balcao News A4 scaled
O teatro da Funarte: Galpão 4. Foto: Tiago Boson.

E se não mais que a formulação de um drama bastasse para atrair o público, “Diáfanos…” é um espetáculo que submerge a quem o assistir do princípio ao fim. Sendo mais apreciável experienciar a hora que se gasta no tempo sem muito mais saber, exceto que trata-se de uma história de amor e dor… e Amor.

Preparativos finais para a estreia de temporada. Balcao News A5 scaled
Preparativos finais para a estreia de temporada. Foto: Tiago Boson.

Marco Perpétuo diz:

“A produção, ela é simples: (tem) o andaime, o tambor e a gente.”

E simplicidade é algo magnífico, porém, extremamente difícil de se obter sem humildade (sentimento elevado) e competência (técnica elevada).

O teatro da FUNARTE se localiza na rua Januária, 68 (Centro).

Para obter os ingressos de entrada e mais informações a respeito de datas e horários das apresentações, acesse o site:

https://www.sympla.com.br/evento/temporada-do-espetaculo-diafanos-e-eu-te-amarei-para-sempre/2351294

Tiago Boson

Multi-instrumentista autodidata, compositor, professor de música, pintor, ilustrador, escritor/poeta (não publicado).

E-mail: bosontiago@gmail.com

Instagram: @tiagoboson

Leia mais:

Da vida mêsm, só’si leva “O Toró”!..

Burocracia: Rir para não chorar!

Maio, e a Afetiva definição das relações humanas!

O Livro Encantado é a resposta às preces dos pais!

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade