Empresários mineiros estão mais confiantes

Empresarios confiantes 20 3 24 Balcao News Paulo Lacerda CNI Empresarios confiantes 20 3 24 Balcao News Paulo Lacerda CNI
Os empresários da indústria mineira seguiram confiantes pelo 14º mês. Foto: Paulo Lacerda/CNI.

Levantamento foi feito pela Fiemg.

Os empresários mineiros seguem confiantes em 2024.

Pelo 14º mês seguido, o Índice de Confiança do Empresário Industrial de Minas Gerais (ICEI-MG) ficou acima dos 50 pontos – fronteira entre falta de confiança e confiança.

De acordo com o levantamento divulgado nesta segunda-feira (18) pela FIEMG, o Índice referente a março avançou 1 ponto em relação ao de fevereiro e atingiu a marca de 53 pontos.

O aumento da confiança é motivado, especialmente, pelo maior otimismo dos empresários para os próximos seis meses.

O Índice de Confiança do Empresário Industrial de Minas Gerais (ICEI-MG) avançou 1 ponto em relação a fevereiro (52 pontos) e registrou 53 pontos em março.

Os empresários da indústria mineira seguiram confiantes pelo 14º mês, com índice superior aos 50 pontos – fronteira entre falta de confiança e confiança.

A elevação da confiança foi motivada, em especial, pelo maior otimismo dos empresários para os próximos seis meses.

A resiliência do mercado de trabalho, a recuperação gradual do mercado de crédito e as perspectivas positivas para o consumo das famílias contribuíram para esse resultado positivo.

O indicador aumentou 1,6 ponto na comparação com março de 2023 (51,4 pontos), mas ficou 0,7 ponto abaixo da sua média histórica para o mês (53,7 pontos).

O ICEI nacional ficou praticamente estável entre fevereiro (52,7 pontos) e março (52,8 pontos), e mostrou
confiança dos empresários brasileiros pelo 10º mês seguido.

O cálculo do ICEI resulta da ponderação dos índices de condições atuais e de expectativas, que variam de 0 a 100 pontos.

Valores acima de 50 pontos indicam percepção de situação atual mais favorável em relação aos seis meses anteriores e expectativa positiva para os próximos seis meses, respectivamente.

O componente de condições atuais cresceu 0,5 ponto em março (47,4 pontos), frente a fevereiro (46,9 pontos). Ao permanecer abaixo dos 50 pontos, os industriais mineiros mostraram percepção de piora da situação da economia do país, do estado e das empresas pelo 16º mês consecutivo.

Em relação a março de 2023 (45,9 pontos), o indicador avançou 1,5 ponto.

Ainda segundo o estudo, a resiliência do mercado de trabalho, a recuperação gradual do mercado de crédito e as perspectivas positivas para o consumo das famílias também contribuem para fortalecer a confiança dos empresários mineiros.

Leia mais:

Agricultores vão receber o Garantia Safra

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade