A judoca brasileira Beatriz Souza venceu a israelense Raz Hershko na final da categoria +78kg feminino e conquistou o primeiro ouro para a equipe brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
A vitória de Beatriz foi garantida logo nos primeiros 30 segundos de luta. Ela conseguiu um wazari ao derrubar a adversária israelense com uma tentativa de o-soto-gari, que é uma varrida por fora da perna da adversária, empurrando-a contra o pé. Com essa queda, Beatriz abriu a pontuação.
Apesar das duas advertências por falta de iniciativa, o combate prosseguiu. Em determinado momento, segundo a Agência Brasil, a israelense quase conseguiu um golpe que poderia igualar o placar, mas Beatriz soube se desvencilhar habilmente, evitando tocar o solo com sua lateral ou costas, garantindo assim sua vitória.
A judoca brasileira Bia Souza fez sua estreia nos Jogos Olímpicos Paris 2024 sob muita expectativa. Bia está em excelente fase, tendo conquistado diversas medalhas e títulos importantes recentemente:
-
- Prata no Mundial de 2022
- Bronze no Mundial de 2023
- Campeã no Grand Slam de Baku
- Bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago
- Eleita a melhor judoca do ano de 2023 pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB)
- Ouro no Grand Prix de Linz, Áustria (primeira competição de 2024)
- Ouro no Campeonato Pan-Americano e Oceania de Judô 2024
Beatriz buscava constantemente fazer uma pegada alta no quimono da adversária, na busca de melhores condições para encaixar o golpe.