Governo de Minas quita primeira parcela do Propag

Gil Leonardi ImprensaMG IMG 0055 Gil Leonardi ImprensaMG IMG 0055
A adesão ao Propag marcou a retomada do pagamento integral das operações de crédito com garantia da União. Foto: Gil Leonardi/Agência MG.

Estado paga R$ 102 milhões e retoma pagamento integral da dívida com a União

O Governo de Minas Gerais quitou, na última semana, a primeira parcela do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados, o Propag.

O valor pago foi de cento e dois milhões de reais. A adesão ao programa foi formalizada no dia trinta e um de dezembro de dois mil e vinte e cinco, com a assinatura do aditivo contratual.

Com a entrada no Propag, o Estado passou a contar com uma nova estrutura para o pagamento da dívida com a União. Os encargos financeiros foram revistos e agora são corrigidos pelo IPCA, sem juros reais ao ano. Como contrapartida, Minas ofereceu ativos suficientes para amortizar vinte por cento do saldo devedor.

copasa celular
Publicidade

O saldo da dívida, de cento e setenta e nove bilhões e trezentos milhões de reais, apurado em janeiro de dois mil e vinte e cinco, foi refinanciado por um prazo de trinta anos.

O Estado também assumiu o compromisso de fazer aportes anuais ao Fundo de Equalização Federativa, equivalentes a um por cento do saldo da dívida, além de investir o mesmo percentual em áreas estratégicas.

Em dois mil e vinte e cinco, Minas já cumpriu essas obrigações, com um aporte de cento e cinquenta e dois milhões de reais ao fundo e a destinação do mesmo valor para investimentos na área da educação.

A adesão ao Propag marcou a retomada do pagamento integral das operações de crédito com garantia da União. Entre os dias primeiro e quinze de janeiro, o Estado quitou catorze milhões de reais em contratos que venceram nesse período.

Desde janeiro de dois mil e dezenove até o fim de dois mil e vinte e cinco, o Governo de Minas já pagou treze bilhões de reais à União.

Desse total, seis bilhões foram pagos durante a vigência do Regime de Recuperação Fiscal, entre outubro de dois mil e vinte e quatro e dezembro de dois mil e vinte e cinco.

Leia também:

Congresso retoma trabalhos com 24 medidas provisórias na pauta

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade
Share this