Uma grande sexta-feira para todas as Lupuladas e Lupulados!!! Apesar do recente crescimento dos números de casos de Covid-19 nas últimas semanas, foi possível observar desde o início da vacinação todo seu poder e eficiência. Casos graves e óbitos tiveram uma drástica redução e isso possibilitou a retomada de varias atividades que ficaram cerca de dois anos completamente paralisadas. E uma das mais afetadas foi o mercado de eventos. E no caso de eventos cervejeiros, um dos principais, senão o maior de Minas Gerais, voltou no último dia 21 de maio. Estamos falando do Projeto Experimente.
Nos últimos anos, Belo Horizonte (e invadindo Nova Lima, rsrs) se tornou a capital das cervejarias artesanais, e assim como eu, muitos chamam do apelido de Bélgica do Brasil. E se tem um local onde isso pode ser validado e percebido, é no Projeto Experimente. Criado em 2014, o projeto mudou completamente o panorama desse mercado na cidade e se tornou rapidamente referência e um sucesso entre os amantes do Universo Cervejeiro. E com mais meia década de vida, impactou o mercado das cervejarias artesanais e a própria relação do belorizontino com a cerveja, tornando algo apreciado e acessível.
O Projeto Experimente é fruto de uma parceria entre Bruno Lins – empresário e idealizador do projeto – e algumas cervejarias acreditaram no potencial do evento. Desde as primeiras edições, o projeto teve bastante êxito, reunindo um público considerável e que foi facilmente cativado. E os números são surpreendentes, pois ao longo de quase seis anos (até o pré pandemia), foram 58 edições, mais de 130 cervejarias, todas expondo pelo menos três rótulos diferentes por edição, além de mais de 100 restaurantes e chefs.
O Projeto Experimente aconteceu entre 2014 e 2020, todo segundo sábado do mês em Nova Lima, na Praça dos Quatro Elementos, e reunia em um único local diversas opções de cervejas artesanais, mas também outras atrações, como drinks e vinhos, além de espaço kids, e assim agradavam todas as idades. Eram instaladas tendas, barracas, mesas, cadeiras, palcos, brinquedos para as crianças e muito mais. O Experimente certamente é responsável por criar um público que foi inserido e passou a se interessa e aprender sobre o universo cervejeiro. Para os produtores de cerveja, isso faz toda a diferença no mercado, seja para os pequenos produtores ou quem já estava mais consolidado.
Sobre marcas, já vi por lá a Verace, Prussia Bier, Brüder, Falke Bier, Loba, Krug Bier, Capapreta, Wäls, Caraça entre outras marcas de BH e região. Para comer, empresas como o Duke ‘n’ Duke, Pizza Sur, Rock & Dog, Classe A Gourmet, oferecendo sempre um diverso cardápio composto por hambúrgueres, pizzas, hot dogs, empanadas, frutos do mar, comida alemã e sobremesas.
E ele voltou! Sim! O Experimente retornou ao calendário após esse hiato de dois anos imposto pela pandemia e eu estava lá! O evento reuniu 90 expositores, entre cervejas artesanais e gastronomia, no sábado de 21 de maio, no Rooftop do Boulevard Shopping, na Região Leste de Belo Horizonte. No quesito cerveja, estrela do evento, eram 20 estandes que reuniram cerca de 100 rótulos com estilos diversos e todas as escolas. As bandas de rock, como de costume, ditaram o som do evento e um belo dia, que equilibrou um frio agradável, com um céu aberto azul. A nota ruim ficou para o estacionamento do shopping, que não estava preparado para suportar tal evento e criou longas filas e muita espera para entrar e sair
A organização do Experimente agora trabalha para retornar com as exposições de cervejas artesanais na Praça dos Quatro Elementos, em Nova Lima. Atualmente, as tratativas para voltar ao município estão sendo debatidas com a prefeitura. E a organização garante que a 60ª edição terá novidades, tanto com receitas tradicionais com releituras, quanto cervejas sazonais e receitas novas. Agora é aguardar! E enquanto isso, brindar o final de semana que chegou… Cheers!