Bora sextar Lupulados e Lupuladas?! Que a relação entre futebol e cerveja no Brasil é extremamente forte, todo mundo já sabe. E nesse contexto, já tem alguns bons anos que a marca Brahma (@brahmacerveja), da Ambev (@ambev), se destaca como uma das grandes parceiras do futebol brasileiro. E nesse final de temporada do futebol brasileiro, que coroou a equipe do Atlético Mineiro como o grande destaque, vencendo os títulos do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, duas ações de marketing esportivo da chamaram a atenção.
Os finalistas da Copa do Brasil foram o Atlético Mineiro e Athletico Paranaense e a brincadeira realizada pela cervejaria foi com a letra H, que serve para diferenciar os nomes dos dois clubes (Atlético x Athletico). Para homenagear o clube vencedor, a Brahma, que além de patrocinadora da competição e também é parceira dos dois clubes que estavam envolvidos na final, prometeu mudar a grafia do seu nome nas redes sociais. E como todos sabem, o Galo ganhou e a Brahma foi obrigada a virar BRAMA.
“A Brahma quis fazer essa homenagem ao campeão promovendo uma ação divertida que mostra toda a complexidade da Língua Portuguesa. Se der Paraná, vamos dobrar o H da Brahma e, se der o time mineiro, vamos retirar a letra H”, explicou, ainda antes da final, Nathália Coutinho, gerente de marketing regional da Brahma. E o resultado já viralizou nas redes sociais.
Outra ação da marca que chamou a atenção na final foi um bar que a Brahma instalou dentro de campo, ao lado do pódio, na Arena da Baixada, em Curitiba, nesta última quarta-feira (15). Além desta ação na final, a cervejaria já vinha patrocinando o troféu de melhor jogador da partida durante toda a Copa do Brasil.
“A Brahma sempre tem criado ações únicas dentro do futebol brasileiro, misturando a paixão das torcidas com a força dos clubes. Para esta final da Copa do Brasil, resolvemos levar para campo algo criativo e diferente de tudo que já aconteceu no futebol brasileiro. Todo título merece uma bebida especial para celebrar. Tudo isso com muita moderação”, destacou Gustavo Castro, diretor de marketing da Brahma.
Vale lembrar que no final do último mês de novembro, o Atlético e a Brahma já haviam chegado ao acordo para a marca de cervejas dar nome ao setor nível 1 da futura casa do Galo, a Arena MRV e também será a fornecedora exclusiva de cerveja e chopp dos bares e camarotes do estádio por seis anos. “A Brahma é uma marca naturalmente ligada ao futebol e a grandes eventos. Estamos sempre em busca de associar o projeto do estádio do Atlético aos grandes nomes do mercado,” disse Bruno Muzzi, CEO da Arena MRV.
Grandes marcas usam cada vez mais o esporte como plataforma de marketing para se aproximar de seus públicos e aumentar engajamento com a marca e consequentemente seu consumo e resultados. Nessa, se o Galo ganhou, a Brahma também saiu vitoriosa. Cheers!
Marina Raats / Staff Images