Azar de quem não gosta da Sexta-feira 13, Lupulados e Lupuladas! Porque hoje é dia de sorte para a nossa coluna, afinal, vamos conhecer um pouquinho mais da Lagunitas IPA, cerveja que chegou em 2019 ao Brasil e caiu no gosto do brasileiro rapidamente.
A Lagunitas (@lagunitasbeer) é uma cervejaria que nasceu em 1993 na Califórnia, em uma pequena cidade que deu nome à sua marca: Lagunitas! Um ano após abertura, a sede foi para Petaluma e alguns anos depois ganhou uma grande e nova sede em Chicago. Seu fundador, Tony Magee, começou como cervejeiro caseiro e depois de apenas duas semanas, sua receita foi descoberta por um vendedor que reconheceu sua excelência e a partir daí foi só sucesso!
Em 2015, a cervejaria deu um grande passo ao vender 50% de suas ações para a Heineken. Antes disso, a Lagunitas já era uma das cervejarias artesanais de maior crescimento nos Estados Unidos. A produção aumentou de 32.000 hL em 2004 para 124.000 hL em 2010. E no início de 2012, com a nova sede em Chigado, num investimento de $ 9,5 milhões, ela aumentou sua capacidade de fermentação para 700.000 hL. Sua atuação de destaque chamou então a atenção da gigante holandesa, que após a entrada de 2015, comprou o restante da empresa em 2017.
Meu primeiro contato com a Lagunitas aconteceu em 2014. Então assinante do extinto clube de assinatura CluBeer, recebi um contato deles, que contaram a história da cerveja, e avisaram que tinham recebido um lote “especial”, vulgo “muamba dos states”, e estavam oferecendo a clientes especiais. Foram duas garrafinhas por cerca de 40 reais cada. Imagina o tanto de dinheiro que era nessa epoca. Dois anos mais tarde, fui fazer enxoval do Edu, meu filho, na Florida e consegui comprar numa farmácia, um pack de 6 garrafas por 10 dólares, que na cotação da época eram uns R$3,20 por dólar. Imagina a felicidade da criança.
Mas a felicidade mesmo foi concreta no dia que me deparei com a marca californiana nas gondolas dos supermercados de BH. Presente também nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, a Lagunitas IPA (@lagunitasbeerbr) está cada vez mais conquistando o paladar dos brasileiros que apreciam uma boa IPA, estilo de cerveja que fascina pelo amargor e pelo aroma. Para se ter uma ideia do sucesso, antes de chegar ao Brasil, a Heineken fez uma pesquisa com experimentação do líquido nas três capitais para saber qual seria a intenção de recompra das pessoas e o resultado foi 100% positivo.
Podemos atribuir esse sucesso ao sabor registrado e lupulado da icônica cerveja, que possui teor alcoólico de 6,2%, um toque de malte caramelado e principalmente sabores e aromas cítricos, provenientes dos lúpulos americanos presentes na receita. Certamente é das melhores IPAs que já bebi.
No Brasil, ela atualmente é fabricada na mesma planta da Eisenbahn, e faz parte de uma estratégia da Heineken para expandir alguns dos rótulos do portfólio. A produção é supervisionada por técnicos norte-americanos com o objetivo de garantir a qualidade da bebida. Segundo o atual mestre cervejeiro da marca, Jeremy Marshall, a receita da Lagunitas IPA brasileira é idêntica à original norte-americana, inclusive com os mesmos ingredientes. São 43 variedades de lúpulos e 65 tipos diferentes de maltes, com um teor alcoólico de 6,2%.
E numa prova de sua estratégia de engajamento e posicionamento da marca, a Lagunitas realizou nos últimos dias 07 e 08 de agosto, em São Paulo, uma ação interativa em celebração ao IPA Day, data que os amantes de cerveja celebram o estilo e na qual você levava para casa duas long necks IPA gratuitamente. Mas antes de receber o kit com as cervejas, os ocupantes dos veículos passavam por uma experiência em que explicavam significados da sigla IPA.
O objetivo era apresentar e fazer com que todos entendessem quais são as principais características que fazem a cerveja India Pale Ale conquistar cada mais amantes e por quais razões a Lagunitas é uma das maiores referências do estilo. Os consumidores também podiam adquirir camisetas e copos estilizados de Lagunitas, sendo que a verba arrecadada foi toda direcionada para as ONGs de adoção de cães parceiras da marca. Qualidade, sabor, personalidade e posicionamento. Tudo isso em uma IPA! Isso é a Lagunitas… Cheers!
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