A leitura e seus benefícios para o desenvolvimento infantil

A leitura e seus benefícios para o desenvolvimento infantil


A leitura é uma atividade que deve ser estimulada nas crianças desde muito pequenas, até mesmo antes delas aprenderem a ler. Os bebês se interessam por cores, figuras e formas, mas com o passar do tempo vão as identificando e dando significado a elas. Os livros estimulam a capacidade cognitiva, psicomotora e de comunicação dos pequenos, trazendo inúmeros benefícios tanto para eles quanto para os pais. Esse contato precoce vai adaptando essas crianças com o formato dos livros, com a forma na qual as figuras contam histórias para elas, e isso vai motivando-as a criar o hábito da leitura.

Se pensarmos que estamos em tempos de imersão infantil em aparelhos eletrônicos e tecnologia, onde os livros acabam ficando em segundo plano, estimular a leitura é um ato de resgate dessas crianças para uma diversão construtiva, trabalhando a imaginação.  E a participação dos pais nessas atividades é primordial, pois além de ampliar a conexão com os filhos, traz a possibilidade de participar de todo esse processo de desenvolvimento. Os livros ajudam as crianças a identificar e ter a experiência de diferentes sensações, como medo, raiva, alegria, empatia e compaixão. Esse processo será fundamental para que elas compreendam os seus próprios sentimentos e construam a sua própria identidade. Desde muito cedo incentivamos e introduzimos o hábito da leitura aqui em casa, buscando uma literatura que fosse adequada a idade dela, mas sempre com conteúdo que acrescentasse valor ao seu desenvolvimento. Era lindo demais a adoração que ela tinha pela coleção “Pintores para criança”, onde passava horas folheando e ouvindo da gente as histórias sobre os icônicos pintores. E nossa pequenina sempre adorou os livros, sendo inclusive seus brinquedos preferidos.

Essa é uma questão que se deve ter muita atenção, pois é muito importante que os livros acompanhem a faixa etária das crianças, respeitando a capacidade delas de assimilar as informações. No nosso caso acabamos recorrendo a clubes de assinatura de livros infantis, onde a curadoria acabava nos ajudando nas escolhas mais adequadas a idade dela. A verdade é que cabe a nós estimular esse costume em nossos filhos, incorporando a leitura aos costumes da casa e dando o exemplo, deixando esses livros sempre a mostra em lugares estratégicos, fazendo leitura em família, interpretando personagens e estimulando sua imaginação, permitindo a eles explorar os livros livremente. Desta forma tornamos o momento de leitura muito divertido.

Na próxima semana voltaremos a falar sobre a alimentação dos pequeninos.

LEIA TAMBÉM:

Efeitos da Covid-19 na relação entre clube, torcida e dinheiro

Coluna Squadra Celeste: O prelúdio da esperança

Comprei um produto pela internet e desisti. Quem paga o frete de retorno?

Westvleteren – A Pérola Trapista Virou Presente de Aniversário

Coluna Alma Alvinegra: A sorte agora é atleticana

A dor de uma eliminação e a esperança de que estamos no caminho

Voto Impresso: o que está em jogo?

Voto auditável: Seja feita a vontade popular