A Sondagem Industrial de Minas Gerais de fevereiro mostrou que a produção recuou pela sexta vez consecutiva, e as empresas operaram com capacidade produtiva inferior à habitual para o mês. Mas por outro lado, o emprego registrou elevação, após três meses seguidos de queda.
Os estoques de produtos finais ficaram um pouco abaixo do planejado, depois das empresas mostrarem excesso de estoques por quatro meses.
Mesmo nesse cenário prospectivo, os industriais permaneceram otimistas pelo 33º mês consecutivo. E eles esperam que a demanda, a compra de matérias-primas e o número de empregados aumentem nos próximos seis meses.
Contudo, as expectativas ficaram abaixo das verificadas há um ano. As intenções de investimento cresceram, mas foram as menores para março desde 2019.
A Sondagem Industrial de Minas Gerais é uma realização da gerência de Economia e Finanças Empresariais da FIEMG. O estudo foi realizado com 56 grandes empresas, 50 médias e 57 pequenas empresas no período de 1º a 9 de março de 2023.


