O Cruzeiro entrou em campo, na tarde de sábado (08/07), e somou importantes três pontos no Campeonato Brasileiro.
O time celeste foi até o estádio São Januário, no Rio de Janeiro, e derrotou o Vasco da Gama por 1 a 0. O gol do triunfo estrelado foi marcado em cobrança certeira de falta por Filipe Machado.
O triunfo fora de casa faz o Cruzeiro voltar, neste momento da 14ª rodada, ao grupo dos dez primeiros colocados do Campeonato Brasileiro. O time comandado por Pepa soma 21 pontos e conquista uma marca importante de seis jogos de invencibilidade como visitante neste Brasileirão.
O primeiro tempo da partida contra o Vasco foi bastante truncado. O time da casa teve a primeira chance de gol, aos 4 minutos, em um chute cruzado que saiu pela linha de fundo. A partir daí, ambos os times lutaram muito, mas não conseguiam furar a marcação adversária para chegar dentro da área com perigo. Já aos 39 minutos, o Cruzeiro conseguiu ameaçar a meta vascaína com um chute forte de Stênio, da entrada da área, que foi defendido pelo goleiro do Vasco.
Dez minutos depois, já no momento derradeiro dos acréscimos, Filipe Machado teve a oportunidade em cobrança de falta e, mesmo sem o melhor dos ângulos, bateu colocado com perfeição na gaveta do gol vascaíno.
Com o belíssimo gol de Machado, o Cruzeiro foi para o intervalo com a vitória parcial.
Segundo tempo
Na segunda etapa, a Raposa conseguiu ter o controle da partida na maior parte do tempo, mas foi ameaçado pelo time da casa em alguns momentos, já que o adversário se jogou desesperadamente ao ataque em busca do empate. Aos 6 minutos, Rafael Cabral fez grande defesa em chute forte que tinha o ângulo como endereço.
O time celeste buscava manter a posse da bola em seu domínio, mas encontrava dificuldades para encaixar o contra-ataque com perfeição. A Raposa até teve algumas chances, como, por exemplo, em chute de Mateus Vital que passou perto e em um contra-ataque em que Bruno Rodrigues saiu livre, mas não conseguiu a melhor conclusão frente ao goleiro do Vasco.
A equipe da casa chegou a assustar em algumas alçadas de bola na área, mas o Cruzeiro conseguiu administrar o tempo e manter o placar a seu favor.
Ao longo da segunda etapa, o técnico Pepa promoveu duas estreias. O jovem atacante Robert, cria da base celeste, que já vinha sendo relacionado pelo treinador cruzeirense, recebeu sua primeira oportunidade de entrar em campo. Além do garoto, o também atacante Paulo Vitor, contratado nesta semana, fez sua estreia com o manto azul.
Na reta final do jogo, o Cruzeiro foi eficaz em anular os pontos fortes do Vasco e impediu uma pressão maior nos minutos finais. Com isso, sustentou a importante vitória no estádio São Januário.
Após o triunfo, a delegação celeste retornou do Rio de Janeiro ainda no sábado e terá o domingo de descanso. No dia 16 de julho, o Cruzeiro voltará a campo para enfrentar o Coritiba, às 11h, na Arena Independência, pela 15ª rodada do Brasileirão.
FICHA DA PARTIDA: Vasco 0 x 1 CRUZEIRO
MOTIVO: Campeonato Brasileiro – 14ª rodada
DATA: 08/07/2023
LOCAL: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
ÁRBITRO: Savio Pereira Sampaio (FIFA/DF).
ASSISTENTES: Bruno Boschilia (FIFA/PR) e Alessandro Alvaro Rocha de Matos (CBF/BA).
ÁRBITRO DE VÍDEO: Thiago Duarte Peixoto (CBF/SP).
GOL: Filipe Machado, aos 48min do 1ºT (Cruzeiro).
CARTÕES AMARELOS: Kaiki, Robert e William (Cruzeiro) / Mateus Carvalho e Capasso (Vasco).
CRUZEIRO
Rafael Cabral; William, Neris, Luciano Castán e Kaiki (Paulo Vitor); Matheus Jussa, Filipe Machado e Mateus Vital (Gilberto); Wesley (Neto Moura), Stênio (Robert) e Bruno Rodrigues.
Técnico: Pepa.
VASCO
Léo Jardim; Puma Rodriguez, Capasso, Maicon e Léo; Mateus Carvalho (Carabajal), Marlon Gomes (Jair) e Luca Orellano (Alex Teixeira); Gabriel Pec, Erik Marcus (Rayan) e Serginho (Pedro Raul).
Técnico: William Batista.