Lula está em Minas pela primeira vez após eleito

Lula e Zema Gil Agencia MG. balcao News 8 2 24 Lula e Zema Gil Agencia MG. balcao News 8 2 24
Este é o terceiro encontro de Lula com um governador associado a Bolsonaro em menos de duas semanas, Foto: Gil Leonard/Agência MG.

Presidente se encontrou com Zema nesta quinta.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse que seu papel não é se preocupar com o partido do governador dos estados em que visita.

Ele optou pela conciliação  durante o discurso feito hoje, no Minascentro ao lado do governador de Minas, Romeu Zema.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Lula) vai apresentar o balanço das ações do governo federal em Minas Gerais e divulgar novos investimentos no estado.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou, na tarde de ontem  em  Belo Horizonte. Ele foi recebido pelo vice-governador Mateus Simões (Novo), o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Martins Leite (MDB), o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), e deputados do PT.

Dentre os anúncios esperados está a obra de duplicação da BR-381, conhecida como “rodovia da morte”, como parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Além disso, segundo o itatia.com,  Lula deve abordar temas como a retomada das obras do Hospital Universitário de Juiz de Fora, na Zona da Mata, o acordo para uso do terreno do Aeroporto Carlos Prates, em Belo Horizonte, e propostas de apoio a agricultores atingidos pela seca no Norte de Minas.

Este é o terceiro encontro de Lula com um governador associado a Bolsonaro em menos de duas semanas, sendo os anteriores Tarcísio de Freitas, de São Paulo (Republicanos), e Cláudio Castro, do Rio de Janeiro (PL).

Antes mesmo do convite oficial, Zema já havia solicitado ao Palácio do Planalto um encontro de “30 minutos” para conversar reservadamente com Lula sobre demandas específicas de Minas Gerais. Contudo, o encontro fechado ainda não foi confirmado.

O presidente antecipou o anúncio da criação de 12 Institutos Federais em Minas Gerais durante sua passagem pelo Rio de Janeiro.

Atualmente, o estado conta com quatro Institutos Federais: Norte de Minas, Sudeste, Sul de Minas e Triângulo Mineiro.

O ministro da Educação, Camilo Santana, deverá apresentar durante a agenda presidencial os locais onde as novas unidades serão instaladas e fornecer informações sobre a expectativa para a entrega dessas unidades.

Nota AMM

No fim da tarde de ontem, a Associação Mineira de Municípios AMM divulgou nota questionando o fato de não ter nenhum representante convidado para a agenda do presidente Lula.

“Representante institucional dos 853 municípios mineiros há 71 anos, a Associação Mineira de Municípios (AMM) manifesta total descontentamento ao ser ignorada da agenda de evento do Governo Federal em Minas Gerais, nesta quinta-feira (8/2), quando o presidente Lula e seus ministros – após um ano e dois meses de mandato – pretendem anunciar ações e projetos para o nosso Estado.

É, no mínimo, incompreensível a maior associação municipalista estadual do Brasil não ser convidada para um encontro do Governo Federal que indica a busca de uma construção federativa, em uma ação que mais se evidencia pelo viés político-partidário.

Mesmo assim, a AMM busca o diálogo e se coloca à disposição para, em momento oportuno, conhecer as propostas do Governo Federal para os 853 municípios mineiros, ficando ainda na expectativa de que o evento em Minas Gerais não se torne ato de agressão pessoal de militância partidária como o ocorrido no Rio de Janeiro, na última terça-feira (6/2).”

 Belo Horizonte, 7 de fevereiro de 2024.  

Leia mais:

Procon Almg alerta cuidados com golpes durante Carnaval

 

 

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade