Cinco blocos encerram carnaval em BH

Bloco Afro Magia 14 2 24 Balcao News Facebook Bloco Afro Magia 14 2 24 Balcao News Facebook
Um dos blocos que desfila hoje é o Afro Magia Negra/Facebook.

Prefeito considera que Carnaval foi um sucesso.

Belo Horizonte ainda tem carnaval nesta quarta-feira de Cinzas.

Cinco blocos ainda saem pelas ruas da capital

Um deles é o Bloco Afro Magia Negra, que foi criado em 2013 com o objetivo de promover a alfabetização racial através da divulgação da arte e cultura negra.

A concentração acontece na Rua Itararé, 93, no bairro Concórdia, e o bloco seguirá um trajeto até a Praça México, onde ocorre a dispersão.

O Bloco Afro Magia Negra conta com uma banda composta por 80 membros e homenageará Jorge dos Anjos, Mestre Ferreiro de Ouro Preto, considerado um dos maiores artistas plásticos do Brasil.

O desfile do Bloco Katopé, que estava marcado para a tarde desta quarta-feira na rua Artur De Sá, 84, no bairro União, na região Nordeste, foi cancelado pela Belotur, mas o motivo não foi divulgado até o momento.

O Bloco Katopé surgiu na década de 90, inicialmente misturando o ritmo do catopé do Congado com ritmos do folclore mineiro.

O prefeito Fuad Noman considerou que o Carnaval de Belo Horizonte 2024 foi um sucesso.

O Posto de Comando, que reúne representantes de diversas instituições, incluindo mais de 20 instituições e 500 servidores, atuou de forma conjunta para garantir a coordenação eficiente das ações e a rápida tomada de decisões.

Em 12 dias de acompanhamento, foram realizados desfiles de 345 blocos, com 250 ocorrências integradas registradas até o momento.

A maioria dessas ocorrências está relacionada à intoxicação por bebidas alcoólicas, com menos de uma ocorrência integrada por bloco.

O prefeito agradeceu aos foliões, blocos e Escolas de Samba, enfatizando que eles são os responsáveis por dar grandeza ao Carnaval, enquanto a prefeitura se mobiliza para criar infraestrutura suficiente para atender os participantes.

O sucesso do Carnaval também foi atribuído ao esforço empreendido para garantir um efetivo robusto em toda a cidade.

Até ontem, terça-feira  foram registrados empenhos de agentes de Segurança, apoio ao Trânsito, equipes de Fiscalização, equipes de Saúde, agentes de Limpeza e Equipes Volantes Integradas, contando com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais.

O Posto de Comando específico para o Carnaval 2024, juntamente com a Sala de Controle Integrado do COP-BH, permanece ativo 24 horas por dia, monitorando a rotina da cidade para garantir a prestação ágil e segura de serviços fundamentais.

A instalação de novas câmeras para o Carnaval, somadas às já existentes, possibilitou o monitoramento de 4.589 câmeras distribuídas por toda a cidade, contribuindo para a segurança.

Drones da Guarda Civil Municipal e de instituições de segurança pública do estado também foram utilizados para complementar o monitoramento por câmeras.

Leia mais:

Nova Lima vai construir 842 unidades habitacionais

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade