Ex-presidente Bolsonaro pede afastamento de Moraes de inquérito

Bolsonaro pede afastamento de Moraes Fabio Rodrigues Pozzebom 15 2 24 Balcao News Bolsonaro pede afastamento de Moraes Fabio Rodrigues Pozzebom 15 2 24 Balcao News
Os advogados argumentam que Moraes se declarou vítima do suposto plano, o que impede de julgar. Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Br.

Defesa de Bolsonaro quer anulação de todos os atos do ministro.

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou, ontem, quarta-feira,  um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que o ministro Alexandre de Moraes seja afastado da relatoria do inquérito que investiga um suposto plano envolvendo o ex-presidente e seus aliados.

Os advogados argumentam que Moraes se declarou vítima do suposto plano, o que, segundo eles, o impediria de julgar os fatos relacionados à investigação.

Os advogados de Bolsonaro afirmam que Moraes aparece nos despachos que fundamentaram ações de busca e apreensão como a “vítima central” das ações investigadas.

O pedido inclui não apenas o afastamento de Moraes, mas também a anulação de todos os atos praticados por ele até o momento no âmbito do inquérito.

O texto do pedido alega que a decisão que embasou a ação possui mais de 20 menções ao relator, delineando um contexto que, segundo a defesa, questiona sua imparcialidade objetiva e subjetiva para decidir no caso, devido à sua posição de vítima.

A ideia de que Moraes seria parte interessada na investigação já era ventilada nos bastidores por aliados de Bolsonaro desde o dia da operação.

O pedido da defesa se baseia em trechos dos despachos que mencionam um suposto plano para prender Moraes e o ministro Gilmar Mendes.

Segundo a Agência Brasil, o STF e o ministro Alexandre de Moraes não se manifestaram sobre o pedido da defesa de Bolsonaro quando procurados.

Leia mais:

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade