Inscrições vão até 11 de março.
A Prefeitura de Belo Horizonte iniciará a segunda etapa do cadastro de propostas artísticas e culturais para a programação do Circuito Municipal de Cultura em 2024.
A partir desta segunda-feira, dia 26 de fevereiro até 11 de março, artistas residentes na capital e Região Metropolitana poderão enviar propostas para áreas como artes cênicas, audiovisual, cultura popular, artes visuais, música e literatura.
O cadastro será feito por meio de um formulário online disponível no site do Circuito Municipal de Cultura.
Nesta segunda chamada, as propostas enviadas e não contempladas na primeira etapa (realizada entre setembro e outubro de 2023) permanecerão válidas, não sendo necessário refazer inscrições.
Além disso, artistas que inscreveram propostas na última ocasião também podem cadastrar novos projetos.
A programação do Circuito Municipal de Cultura nesta etapa dialogará com o “Circuito Junino nos Centros Culturais”, que ocupará Centros Culturais Municipais de Belo Horizonte durante o mês de junho, com apresentações artísticas, oficinas e ações voltadas às festividades juninas.
As propostas selecionadas comporão a programação de 17 Centros Culturais Municipais da capital, juntamente com agendas contínuas de projetos especiais, como “Música de Domingo”, “Terça da Dança”, “Quinta do Raul” e “Circuito Cine Santê”.
A seleção das atividades será baseada em critérios como descentralização das atrações para atender às nove Regionais da PBH, diversidade de linguagens artísticas, abrangência de público, qualidade artística, representatividade para o setor ou comunidade, originalidade e viabilidade da proposta dentro da programação.
As propostas serão analisadas por uma comissão paritária composta por membros da sociedade civil e do poder público.
O Circuito Municipal de Cultura foi criado para oferecer uma programação contínua, em diversos formatos, com ações descentralizadas nas nove regionais de Belo Horizonte.
Desde o seu lançamento em dezembro de 2019 até agosto de 2023, o projeto realizou 928 atividades artísticas e culturais, alcançando um público estimado de aproximadamente 535 mil pessoas.
A programação envolveu a contratação de 5.248 artistas e profissionais técnicos da cadeia produtiva da cultura.
O projeto é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com o Instituto Odeon.