Governo assina PL de regulação de trabalho de motoristas de aplicativo

Regulacao motorista aplicativo 3 3 24 Marcelo Camargo Balcao News Regulacao motorista aplicativo 3 3 24 Marcelo Camargo Balcao News
Trabalhadores vão pagar 7,5% por mês enquanto empresas irão contribuir com 20% sobre a remuneração mínima do profissional. Foto: Marcelo Camargo/ Agência Br.

A proposta será apreciada pelo Congresso Nacional.

Um Projeto de Lei (PL) destinado a regular o trabalho dos motoristas de aplicativos no território nacional será assinado, hoje, em Brasília, pelo presidente Lula.

Em 2022, o Ministério do Trabalho e Emprego criou um grupo de trabalho composto por representantes das empresas e dos trabalhadores para discutir a questão que traz divergências.

O Congresso Nacional irá apreciar a proposta elaborada pelo governo. Ela traz aspectos como o regime de trabalho independente, ou seja, sem vínculo empregatício, e a obrigatoriedade de contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Pela proposta, a contribuição ao INSS será parcialmente financiada pelo contratante do serviço. o Ministério do Trabalho e Emprego. Mas este último ponto tem gerado divergências entre os membros da categoria e pode encontrar resistência também no Legislativo.

Se o Projeto de Lei receber sinal verde do Congresso, resultará na formalização de um segmento profissional até então inédito: o dos trabalhadores autônomos por meio de plataformas digitais.

Destaques do projeto:

Contribuição ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) –

Trabalhadores vão pagar 7,5% por mês enquanto empresas irão contribuir com 20% sobre a remuneração mínima do profissional.

Salário –

Motoristas vão receber R$ 32,09 por hora trabalhada e uma remuneração de, pelo menos, uma salário mínimo que hoje é de R$ 1.412. A  hora seria registrada por tempo logado no aplicativo enquanto aceita corridas.

Jornada de trabalho –

A proposta prevê que um motorista possa trabalhar por até 9h seguidas, regulamentando uma limitação de horas trabalhadas por dia.

Nova categoria de trabalho –

A proposta cria a categoria de trabalhador autônomo por plataforma, que será regida por regras específicas. Com a novidade, os motoristas poderão ser representados por sindicatos da categoria profissional “motorista de aplicativo de veículo de quatro rodas”.

Leia mais:

Lula e Maduro tratam de eleições na Venezuela

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade