Publicidade

Moradores do Belvedere questionam eventos na região

Corrida de Rua. Foto: Agência Brasil.
Ouvir matéria

Moradores querem ser comunicados antes sobre os eventos.

Na última quarta-feira, lideranças comunitárias do Belvedere protestaram na Comissão de Administração Pública da Câmara de BH, contra as corridas de rua promovidas no bairro pelo poder privado, com excesso de público e de barracas de comércio, e pediram maior controle e fiscalização da Prefeitura.

Segundo eles, o barulho gerado pela montagem e desmontagem de estruturas antes e depois do evento, testes de som antes das 6h da manhã, interdição de vias, obstrução de garagens, rastros de lixo e sujeira foram os principais problemas relatados.

Setores de Regulação Urbana, Fiscalização e Trânsito, questionados sobre procedimentos e critérios, afirmaram que tudo é feito em conformidade com a legislação e que não foram verificadas infrações nos últimos eventos.

Publicidade

A audiência destacou as preocupações dos moradores do Belvedere em relação aos eventos promovidos por entidades privadas, especialmente corridas de rua, que resultam em problemas como excesso de público, montagem e desmontagem barulhentas de estruturas, testes de som matutinos, obstrução de garagens e sujeira deixada pelo público.

Lideranças comunitárias pediram uma maior fiscalização por parte da Prefeitura. Foto: Rafaella Ribeiro/ CMBH.

Lideranças comunitárias pediram uma maior fiscalização por parte da Prefeitura.

A Subsecretaria de Regulação Urbana afirmou que os licenciamentos são feitos em conformidade com a legislação, limitando a um evento por mês no Belvedere. No entanto, moradores argumentam que os problemas persistem.

Publicidade

O debate na audiência levou a considerações sobre a necessidade de equilibrar o interesse público e privado na realização de eventos, com a possibilidade de exigir contrapartidas dos promotores, como a orientação educativa do público.

O vereador Claudiney Dulim anunciou que enviará pedidos de informações específicos aos órgãos responsáveis sobre as questões levantadas e solicitará o histórico de fiscalizações e autuações das irregularidades apontadas.

Além disso, ele buscará formas de garantir que as associações sejam informadas com antecedência sobre a realização de eventos na região.

O coordenador de Atendimento Regional Centro-Sul comprometeu-se a melhorar o funcionamento dos canais de comunicação com as associações e moradores.

A discussão destacou a importância de equilibrar o desenvolvimento de eventos com o respeito ao ambiente residencial e às necessidades da comunidade.

Leia mais:

Governo de Minas apresenta o Minas Recicla Energia em Paris

Publicidade

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade