7 dicas para uma melhor qualidade de vida na terceira idade

7 dicas para uma melhor qualidade de vida na terceira idade


Chegar aos 60 anos pode aterrorizar muitas pessoas, mas com certeza é uma dádiva e deve ser muito bem aproveitada. A experiência adquirida com o passar das primaveras, é a primeira grande vantagem. A maturidade também colabora com um novo olhar para o mundo. E se você quer mesmo viver intensamente, curta a sua chegada na casa dos 60...

É importante lembrar que como em qualquer época da vida, criar uma rotina, fará você desfrutar com qualidade tudo que conquistou até agora. E para você que ainda não chegou na melhor idade aproveite essas dicas e comece hoje mesmo a cultivar bons hábitos que serão importantes para você num futuro próximo.

  • Tenha uma vida social

Não é porque a idade avançou que sua vida social acabou. Hoje a tecnologia nos permite reencontrar pessoas do passado e conhecer outras pessoas. Encontre os amigos para bater um papo ou tomar um café, esse encontro também pode ser virtual. Quando possível saia para dançar. Namore, sim namore, faz bem para a alma e para a autoestima

  • Faça exames preventivos

Sabemos que com o passar dos anos, a imunidade começa a diminuir e problemas ósseos, musculares e articulares são mais comuns. É preciso estar atento para prevenir ou tratar essas alterações.

  • Faça uma atividade física

Geralmente, costumo comparar nosso corpo com uma máquina... se deixamos de movimentar essa máquina começa a enferrujar. Cientificamente, não existe dúvidas sobre os benefícios da atividade física na saúde das pessoas. Só é preciso estar atento e consultar especialistas sobre qual a melhor e mais indicada para você. Alguns exercícios podem exigir muito da coluna, por exemplo, e talvez a coluna não esteja preparada para tanta sobrecarga. Assim como joelhos, coração, pulmão... sempre busque uma orientação profissional antes de iniciar qualquer atividade. E lembre-se que nunca é tarde para começar.

  • Busque uma alimentação saudável

Provavelmente, ao longo da vida, por sua rotina de trabalhar, estudar, cuidar da família... te levou a uma alimentação não balanceada e o reflexo de tudo isso está impresso em seu corpo. Então agora, talvez seja o melhor momento para desfrutar de uma boa e tranquila alimentação. Hidrate-se (a ingesta de suficientes quantidades de líquidos ajuda na memória). Coma variados tipos de salada, legumes, frutas e sucos naturais.... Criar horários para se alimentar também colabora para o bom funcionamento do intestino

  • Não seja orgulhoso: Peça ajuda

Faça tudo para ser independente, mas não tenha vergonha ou orgulho de pedir ajuda quando necessário. É normal algumas limitações aparecerem com o avançar da idade. Pedir ajuda também é um exercício para a alma... e ficará muito mais fácil se puder contar com a ajuda de alguém querido para passar por isso.

  • Evite medicamentos desnecessários

Falamos anteriormente que as primaveras nunca chegam sozinhas, mas isso não quer dizer que você tem todas as doenças do mundo e necessita tomar muitos remédios ou se automedicar. Muitas vezes as vitaminas e suplementos são preventivos, mas sempre com orientação médica.

  • Faça planos

Geralmente, uma parcela significativa dos idosos acreditam que com o avançar da idade, os sonhos e planos se acabaram. Faça planos de viajar, dançar, curtir a família e amigos. A vida acaba quando os sonhos acabam, independentemente da idade que você tiver.

LEIA TAMBÉM:

Consciência política - É bom ter

Não justifique suas dificuldades com a facilidade dos outros

Dia Nacional de Combate ao Glaucoma: visitas regulares ao oftalmologista asseguram diagnóstico precoce de doença silenciosa

Já pensou no almoço de hoje? Que tal um fantástico Suflê de Atum!

Cervejas Ale! Cervejas Lager! Sabe a diferença?

Moletom: Confortável, quentinho e sim... cheio de estilo!