Audiência discute alternativas de construção
A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza nesta quarta-feira (10/9), às 15h30, no Plenarinho II, audiência pública com o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno Barros de Souza. Ele vai apresentar os estudos enviados pela Metrô BH sobre a implementação da Linha 2 do metrô de Belo Horizonte.
Visita ao Barreiro motivou debate
A reunião é um desdobramento da visita feita pela comissão ao pátio de manobras da MRS Logística, no Barreiro, onde está prevista a construção de uma linha singela — via de mão dupla em trilho único.
O modelo é alvo de críticas da população local, que defende a implantação de linha dupla para garantir eficiência e segurança.
Estudos técnicos e recursos do projeto
O diretor da Seinfra-MG, Carlos Alberto Carvalho, informou que foram solicitados à Metrô BH estudos comparativos entre as duas alternativas (linha singela e linha dupla), com previsão de entrega no fim de agosto. Além da análise técnica, a audiência vai debater a gestão dos recursos financeiros destinados à expansão, avaliando impactos sobre os direitos da população.
Críticas à linha singela
Segundo a deputada Bella Gonçalves (Psol), presidenta da comissão, a opção por trilho único pode gerar atrasos, riscos à segurança e inviabilizar futuras expansões, como uma eventual ligação até Ibirité. “A construção de um metrô até o Barreiro é sonho da população. Estamos acompanhando para que esse sonho venha com dignidade e eficiência”, destacou.
Convidados para a audiência
Além do secretário de Estado, participam do debate:
-
Daniel Glória Carvalho, secretário executivo do Sindimetro-MG;
-
Lorena Figueiredo, secretária executiva da Metrô BH;
-
Carla da Costa Santos, gerente de Relações Institucionais da MRS Logística;
-
André Márcio Barbosa Xavier, fundador do Bloco Esperando o Metrô.
Leia também:

