Minas apresenta portfólio de projetos 2026

CASA CIVIL CASA CIVIL
O encontro reuniu chefes de gabinete e assessores de deputados federais da bancada mineira. Foto: Mariane Fernandes / Casa Civil.

Lançamento em Brasília

A Secretaria de Estado de Casa Civil de Minas Gerais apresentou, no escritório de representação do Governo de Minas em Brasília, o Portfólio de Projetos de 2026, uma iniciativa estratégica voltada à captação de emendas parlamentares.

O encontro reuniu chefes de gabinete e assessores de deputados federais da bancada mineira, criando espaço para diálogo direto sobre como os recursos podem se transformar em benefícios concretos para a população.

Novo relacionamento com o Congresso

De acordo com o secretário de Estado de Casa Civil, Luiz Otávio, a iniciativa marca um novo patamar de relação entre o Governo de Minas e o Congresso Nacional.
“Não se trata apenas de apresentar números ou propostas técnicas. Nosso portfólio foi construído para responder aos maiores desafios dos mineiros. Cada projeto é uma oportunidade de transformar uma emenda em uma entrega real, de alto impacto e motivo de orgulho para quem representa Minas em Brasília”, destacou.

copasa celular
Publicidade

Estrutura estratégica em BH e Brasília

Nos últimos anos, a Casa Civil se reposicionou e hoje atua como elo entre o Executivo Estadual e o Legislativo Federal. Para isso, mantém estrutura em Belo Horizonte e em Brasília, capaz de apoiar todas as etapas do ciclo das emendas: planejamento, indicação, execução, acompanhamento e prestação de contas.

Transparência e confiança

A subsecretária de Relações Institucionais, Cássia Freitas, ressaltou que o diferencial do portfólio está na segurança institucional e na proximidade com os gabinetes parlamentares.
“Os mineiros podem ter a certeza de que cada recurso destinado ao nosso Estado terá execução eficiente, acompanhamento transparente e resultado concreto para a população. Esse diálogo direto é o grande diferencial de Minas, para garantir confiança e fortalecer parcerias”, afirmou.

Projetos em áreas essenciais

A superintendente central de Gestão e Captação de Recursos, Lavínia Bortolotto, reforçou que o portfólio vai além de um catálogo.
“Estamos apresentando soluções viáveis e bem estruturadas para áreas essenciais como segurança, agricultura, saúde e educação. Ao todo, são 57 projetos selecionados com foco na captação de emendas. Minas está preparada para transformar recursos em resultados e continuar avançando com o apoio parlamentar.”

Parceria contínua com a bancada mineira

Responsável pelo relacionamento com parlamentares em Brasília, o superintendente Daniel Angotti lembrou que a atuação é permanente.
“Trabalhamos o ano todo em parceria com a bancada mineira e esse relacionamento é fundamental para acompanhar pautas prioritárias e fortalecer a captação de recursos federais com viés técnico. O portfólio de 2026 tem 10 eixos temáticos que contemplam projetos essenciais para os mineiros”, explicou.

Compromisso com políticas públicas

Também participaram do evento o chefe de Gabinete, Ivan Tavares; o diretor Central de Convênios de Entrada, Fillipe Marques; e o analista João Brasil. A apresentação reforçou o compromisso do Governo de Minas em ampliar a capacidade de execução de políticas públicas que impactam diretamente a vida de mais de 21 milhões de mineiros.

Leia também:

FIEMG se posiciona sobre Operação Rejeito

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade
Share this