Valor é fruto da economia feita em 2025 pelos vereadores
A Câmara Municipal de Belo Horizonte anunciou, ontem, sexta-feira, o repasse de R$ 72 milhões à Prefeitura para ajudar a regularizar os pagamentos aos hospitais filantrópicos da capital.
O valor é resultado da economia feita pela Casa ao longo de 2025, apurada após o fechamento do exercício financeiro.
Segundo o prefeito Álvaro Damião, além desse montante, o município também vai antecipar R$ 49 milhões que estavam previstos para o fim do mês. Todo o recurso será destinado aos hospitais.
O presidente da Câmara, vereador Professor Juliano Lopes, afirmou que a medida é fruto de uma ação conjunta dos 41 parlamentares e destacou que o prefeito acatou a sugestão de direcionar o dinheiro para a saúde.
Entre as instituições afetadas pelos atrasos nos repasses estão a Santa Casa, Sofia Feldman, Hospital da Baleia, Mário Penna, São Francisco e o Hospital Universitário Ciências Médicas.
A Comissão de Saúde da Câmara já havia aprovado a realização de uma audiência pública para discutir a situação financeira dessas unidades.
Leia também:

