Energia solar é alternativa simples e eficaz para reduzir a conta de luz

Coordenadora do Departamento de Energia Solar da Loja Elétrica desvenda dúvidas sobre sua instalação e manutenção.

Energia solar é alternativa simples e eficaz para reduzir a conta de luz


O Brasil vive o menor índice de chuva dos últimos 91 anos e um dos impactos dessa seca é a conta de luz mais cara. Uma solução que pode ajudar a economizar e aliviar o bolso dos brasileiros é a energia fotovoltaica, que converte a luz solar em energia elétrica.  

Segundo a coordenadora do Departamento de Energia Solar da Loja Elétrica, Rafaella Lopes, que também é engenheira de energia, a energia solar traz as vantagens de imunidade no aumento das tarifas de energia, uso de uma fonte renovável para a produção de energia e valorização do imóvel. “É possível economizar até 95% na conta de luz. Importante frisar que ao contrário do que algumas pessoas pensam, o painel solar continua gerando energia em dias chuvosos, nublados ou frios. Para não comprometer a geração dessa energia é fundamental que as placas solares estejam bem posicionadas, sem o risco de receberem a sombra de uma árvore, por exemplo”, afirma. 

O sistema fotovoltaico aproveita a luz do sol para gerar energia. Os painéis solares recebem a luz solar gerando uma corrente elétrica. Essa corrente passa pelo inversor solar que converte a energia gerada nos painéis em energia para ser utilizada nas residências ou no comércio.

“O inversor solar fica conectado à rede elétrica da distribuidora de energia (por exemplo, Cemig). Dessa forma, uma casa que possui um sistema solar instalado passa a ser um gerador de energia. Nos momentos em que a energia solar gerada pelo sistema for maior do que a energia consumida na casa, o excedente da energia vai para a rede da distribuidora. Com isso, são gerados créditos de energia que podem ser utilizados em até 60 meses pelo consumidor”, explica Rafaella Lopes.

A coordenadora ressalva que é possível implantar a energia solar em qualquer residência, desde que tenha uma área disponível no telhado para instalação dos painéis fotovoltaicos. Além disso, é fundamental fazer uma avaliação do padrão de entrada de energia do cliente, verificar se o telhado suporta o peso da instalação dos painéis e observar o entorno da instalação para que os painéis recebam adequadamente a luz solar sem interferências”, orienta a profissional.

O valor do investimento dependerá do consumo de energia da casa ou do prédio comercial. “É necessário levar em conta o padrão de entrada de energia do local, a área disponível para instalar os painéis e algumas outras análises que a empresa de instalação desses sistemas faz para apresentar os custos totais”, informa Rafaella Lopes.

A coordenadora do Departamento de Energia Solar da Loja Elétrica observa que os painéis devem passar por uma manutenção que é bastante simples. “Trata-se de uma limpeza dos painéis fotovoltaicos a cada seis meses, feita por equipe especializada, principalmente em épocas de redução de chuvas. Essa revisão também inclui checagem de conexões e cabos do sistema para certificar que estão funcionando de forma adequada”, explica.

Energia solar no Brasil

Mapeamento da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) aponta que a fonte solar fotovoltaica representa 99,8% das instalações de geração distribuída do país, num total de 171 mil sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede.

Sobre Rafaella Lopes: Graduada em Engenharia de Energia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), pós-graduada em MBA Gestão de Negócios pelo IBMEC, unidade Belo Horizonte. Desde 2016 trabalha no mercado de energia solar fotovoltaica com foco em sistemas de micro e minigeração distribuída. Atualmente é coordenadora do departamento de energia solar fotovoltaica do Grupo Loja Elétrica Ltda.

LEIA TAMBÉM:

Não é só o prefeito quem deve decidir onde investir em BH!

Alimentação pós-Covid-19

A Política do Fim dos Tempos

Paternidade consciente, uma nova mentalidade

Já comeu um Petit Gateau salgado? O Chef Carlos Pita te ensina a fazer

God Save The Queen – Vamos reverenciar a Escola Inglesa

Peças para apostar nesta estação

Cinco dicas infalíveis para atletas amadores

Junho Violeta reforça a importância do diagnóstico precoce do ceratocone