Entendendo os saltos de desenvolvimento

Entendendo os saltos de desenvolvimento


Você provavelmente já entrou em parafuso tentando acalmar seu bebê, sem entender o porque dele estar tão irritado, chorando, sem querer se alimentar ou dormir. Mesmo após tentar de tudo, de conforta-lo, compressas na barriguinha achando ser cólica, e ele simplesmente não melhorar. Já percebeu que isto acontece em ciclos?  Na verdade o que pode estar acontecendo são os chamados “Saltos de desenvolvimento”. Desde o nascimento da Sofia, conforme os meses foram passando, nos deparamos com essas situações, e logo descobrimos alguns estudos sobre essas fases dos bebês. Olha, é surpreendente como os “guias ou calendários” que orientam o momento dessas fases são precisos (nós usávamos o App “As semanas mágicas”).

Nesses saltos os bebê aprendem novas habilidades, e seus cérebros se abrem para novas possibilidades. Ao tentar explorar essas novas habilidades é normal que se irritem e chorem mais. Afinal, um novo mundo se abriu a sua frente, e ele buscará explora-lo e controlá-lo. Quando percebíamos que a Sofia estava diferente, mais quieta ou irritada, corríamos para o tal “calendário”, e era batata, lá estavamos nós atravessando mais um salto de desenvolvimento. Após entender o que está acontecendo tudo fica mais fácil, e se torna mais prazeroso observar o desenvolvimento dos nossos filhos. Manter a rotina nesses momentos é primordial, principalmente na hora de dormir, pois isso irá ajuda-los a passar melhor por esses picos. Nessa hora a participação e atenção do pai é muito importante, tanto para ajudar o filho, como também para ajudar a mãe. Como o bebê fica mais agitado e ansioso, é natural o apego à mãe aumentar nesses momentos.

Com isso o desgaste da mãe também aumentará, cabendo ao pai acolhê-la e dar todo o suporte necessário. Aproveite para aprender junto com seu bebê, ajude-o com essas novas habilidades e crie um vínculo forte com ele. Como tudo passa muito rápido, até mesmo esse período exaustivo trará saudades no futuro. Na próxima semana falaremos sobre os primeiros passos do bebê, momento em que um mundo se abre, e com ele novos desafios.

LEIA TAMBÉM:

Como fazer a leitura de rótulos de alimentos e a importância disto para uma alimentação saudável

Saiba as indicações de uso das lentes gelatinosas multifocais, uma alternativa segura e confortável

Coluna Squadra Celeste: Pede pra sair

Que o Lúpulo lhe conserve

Datena. Uma vergonha para todos nós

Quatro dicas infalíveis para melhorar a postura na hora de estudar

Coluna Alma Alvinegra: O atleticano em êxtase

Quando o combate à corrupção já não importa