Quatro dicas infalíveis para melhorar a postura na hora de estudar

Quatro dicas infalíveis para melhorar a postura na hora de estudar


Ao estudar um dos principais objetivos é aproveitar ao máximo o tempo.  Absorver tudo o que está sendo lido, chegando a um entendimento rápido e adequado dos conceitos que estão sendo trabalhados, adquirindo assim segurança para enfrentar qualquer desafio intelectual. 

Muitos são os fatores que podem afetar os resultados do que você estuda e como você aprende, por exemplo: o ruído ambiental; a organização da sua mesa; a roupa que usa; a luz que lhe permite ler; os alimentos que consumiu nas últimas horas; o seu nível de cansaço; o seu estado de espírito; e um dos mais decisivos é adotar a postura correta para estudar. 

Muitas são as posturas a serem estudadas, algumas delas podem ser muito pouco benéficas tanto para o estudo quanto para nossa saúde postural geral, favorecendo o aparecimento do sono, diminuindo a eficácia do tempo de estudo, aumentando o desgaste físico e mental, além de causar dor.

Em geral, a postura correta para estudar é aquela em que a circulação sanguínea é promovida em todas as partes do corpo, na qual não há obstáculo que cause fadiga ou dormência das extremidades.

Vamos trabalhar com 04 pontos principais:

 01- Esteja bem sentado.

O primeiro e fundamental é saber sentar.  Por mais ergonômica que seja a cadeira, se você não sabe usá-la bem, ela não terá nenhuma utilidade.

Regule a cadeira onde você estuda para que a região cervical descanse. Necessitamos fazer com que os cotovelos e joelhos fiquem em ângulo reto após posicionar corretamente os dois pés paralelos no chão.  O encosto deve ser bem preso à região lombar para evitar tensão na região.  Evite cruzar as pernas e mantenha os ombros relaxados e a cabeça reta.  

02- Mantenha o computador na posição correta.

O computador não deve forçar você a mover sua cabeça para ver o teclado ou a tela para cima ou para baixo, você deve ser capaz de ver tudo apenas movendo os olhos.  Os braços devem estar alinhados com o teclado para não ter uma postura forçada.  É importante que a cabeça descanse e que os olhos se movam para olhar a tela, o teclado ou os papéis que você tem por perto.  Mantenha uma distância adequada na frente da tela (de 45 centímetros)

03- É necessário um repouso periódico.

É tão importante quanto a postura.  Não fomos feitos para ficar sentados por longos períodos sem sermos afetados.  O melhor, também para descansar a mente, é levantar de vez em quando, caminhar, beber água e fazer alguns movimentos para soltar os músculos.  Suas costas pedem para você se levantar, preste atenção nisso.

04- Mantenha seu corpo ativo.  

Como? Através do EXERCÍCIO FÍSICO!

Faça exercícios para fortalecer o corpo e aproveite ao se levantar da cadeira para fazer alongamentos simples que reduzem a tensão no pescoço movendo os ombros para cima e para baixo, como se estivesse fazendo pequenos círculos com eles.

Quando chega a hora do exame e você passa mais tempo sentado estudando ou trabalhando, essas dicas são especialmente relevantes.

LEIA TAMBÉM:

Coluna Alma Alvinegra: O atleticano em êxtase

Quando o combate à corrupção já não importa

O sono do bebê, a função do pai no processo

Squadra Celeste: A gota d’água

Arancini: o delicioso bolinho com as sobras do risoto

Duvel 666 – A Edição Comemorativa dos 150 Anos desse Ícone da Escola Belga

Fraudes. O que você precisa saber