Fraudes. O que você precisa saber

Fraudes. O que você precisa saber


Olá a todos.

FRAUDE - Essa palavra vem do Latim FRUSTRARI, “enganar, fazer errar”, de FRUSTRA, “erro, ato feito em vão”, relacionado a FRAUS, “mentira”, de onde nos veio “fraude”.

No Brasil fraude vem de todos os lados. Você, provavelmente já caiu em uma ou conhece alguém que já tenha caído. Nas redes sociais elas proliferam a todo minuto sempre com o objetivo de tomar de você seu suado dinheiro. Até os grandes especialistas acabam por se tornarem vítimas de esquemas financeiros, pirâmides, achaques de todos os tons, volumes, formas e tamanhos.

Um dia te ligam de uma penitenciária dizendo-se sequestradores, que estão com a alguém da sua família e você deve depositar uma quantia em dinheiro para que eles preservem a integridade física do(a) sequestrado (a). E até uma voz ao fundo grita um doloroso “ai” que simula uma agressão e você, despreparado e sempre com aquele sentimento de preservação acaba caindo.

No dia seguinte, você foi contemplado com um prêmio, que pode ser um celular de última geração, um notebook, um carro, uma casa... e você, cheio de boas intenções segue o passo a passo desse crime como se fosse fácil ganhar alguma coisa sem dar nada em troca. E, pior, se indicar alguém esse prêmio assume uma proporção ainda maior. Mas o que querem mesmo é ampliar o seu “cast” de clientes e você se torna cúmplice do vagabundo.

Uma bela manhã você é vítima de fraude de um mendigo, um pobre coitado, uma mulher com uma criança nos braços, contando histórias tristes em frente às casas lotéricas, bancos ou grandes lojas – parece que estes são os endereços fixos – te pedindo uma ajuda, porque perderam o emprego e estão passando fome.

Posso aqui ficar dissertando sobre as mais diversas formas de enganação pública, mentiras, ou, como dizem agora “narrativas” com a mais absoluta falta de humanidade. Mas, mais uma vez vou ser breve na descrição de algumas que se tornaram comuns.

E não adianta ficar com essa pose de “isso só acontece com os outros”, “eu sou experiente, porque ninguém engana o papai”. Amigo, até a famosa grife Skazi, uma renomada multinacional foi alvo de operações dos órgãos de fiscalização, polícia federal, fiscalização estadual, quem dirá nós, simples mortais? Sucatas, grandes empresas de automóveis e até fabricantes de helicópteros são objetos, autores ou causa das grandes mentiras no mercado. Financeiro, de varejo, industrial, todos ou são vítimas ou são os próprios autores destes embustes.

Quem é corona vírus perto das fraudes? Pelo menos para o corona vírus parece que existem vacinas, mas quem vai nos vacinar contra as mentiras diárias que já se tornaram hábitos dos seres humanos? E não adianta escrever a velha fala de que “o Brasil não foi feito para amadores”. Essa pandemia é mundial.

Quem acha que é só brasileiro, precisa conhecer John Grisham, autor de pelo menos 24 best sellers sobre fraudes, que acabou caindo em um golpe chamado “pirâmide financeira” só que bastante sofisticado.

Em uma busca rápida no Google, se você digitar a palavra “fraude” vai encontrar 122 MILHÕES de resultados. Mas contra todas as receitas prontas, um ditado mais que popular é o melhor remédio: - NÃO EXISTE ALMOÇO GRÁTIS -. Mas algumas podem ser evitadas pelo seu bom senso. Um desses que se avizinha na nossa história pode ser pelo menos minimizado. Fraude nas eleições. Já passou de hora de entender que QUALQUER APARELHO pode ser hackeado, fraudado, manipulado, mas a nossa inteligência nos permite evitar algumas. Falemos então sobre o nosso voto. Hoje, você digita o número do seu candidato SEM O MENOR sinal de que aquele candidato vai recebe-lo. Hora, leia com atenção o que vem a seguir: Ao contrário das regras das redes de relacionamento da web, minha intenção não é gritar por escrever em letras maiúsculas: E SE AS CASAS LOTÉRICAS NÃO IMPRIMISSEM SEU JOGO E ELE FICASSE APENAS NA MEMÓRIA DA MÁQUINA. VOCÊ JOGARIA ASSIM MESMO? URNA ELETRÔNICA É ASSIM.

Pense! Até a próxima semana.

As opiniões contidas nesta coluna não refletem necessariamente a opinião do portal Balcão News.

LEIA TAMBÉM:

Será que existe postura correta para assistir televisão?

Alma Alvinegra: Pelo Brasileiro e pela América, seguimos na luta!

Setor de Eventos: Liberação Tardia e Ineficaz

Value x Growth: Qual a melhor filosofia de investimento?

A Importância do pai para o sucesso da amamentação e introdução alimentar

Julho Turquesa: campanha de prevenção da Síndrome do Olho Seco

Coluna Squadra Celeste: Ou lá ou cá

Série “Brasil com S” da Cervejaria Colorado chega a sua 15º Edição