10 curiosidades sobre o coelho, o pet do momento

Já pensou em ter um pet diferente? Aprenda as curiosidades sobre coelhos e inspire-se para ter um animalzinho desse na sua casa! O post 10 curiosidades sobre o coelho, o pet do momento apareceu primeiro em Metrópoles.

10 curiosidades sobre o coelho, o pet do momento
redutea
banner redutea
banner redutea

Se você quer ter um animalzinho de estimação, mas quer fugir dos pets tradicionais (gato, cachorro e passarinho), já pensou em ter um coelho? Lembre-se de que é necessário entender mais sobre esses animaizinhos fofos e de que eles precisam ter cuidados específicos.

“É importante saber que a expectativa de vida de um minicoelho é de oito anos e, durante todo este período, ele precisará de cuidados e carinho”, informa a veterinária Flávia Cruz Agostini.

- Para ter um coelho, é importante em primeiro lugar gostar muito dele e providenciar uma gaiola grande ou montar um cercadinho. Um minicoelho pode chegar a 30 a 40cm de comprimento, por isso a gaiola deve ter um bom espaço para que o animal circule e tenha qualidade de vida.

- Ao montar a gaiola, deve-se colocar um substrato no fundo para absorver a urina, por causa do cheiro forte. Quanto melhor o substrato, menor o odor. A gaiola com substrato pode ser trocada a cada cinco dias. O bebedouro deve ser com ponta de inox e ter a água trocada diariamente, e sempre filtrada.

- No início, o ideal é acostumá-lo na gaiola e soltar por alguns períodos pela casa, pois, assim, identifica o cantinho dele e aprende a fazer xixi em um lugar só.

- É importante também acostumar desde pequeno ao toque e ao colo, pois esses animais gostam, sim, de muito carinho, mas isso vai variar de acordo com a personalidade de cada um deles.
- Outra das curiosidades sobre coelhos é que eles não saem para passear como os cães, pois são mais assustados. Por isso não é preciso usar coleiras. Caso queira colocar o acessório, ele deve ser acostumado desde filhote.
- A vantagem é que são animais bem silenciosos. Mas costumam morder, principalmente quando estão em época de reprodução. É preciso ter cuidado ao pegar no colo, pois eles têm um chute poderoso, podendo arranhar e até machucar a si próprios, quebrando patas ou causando problema na coluna. A dica é pegar sempre apoiando as patas traseiras.
- Os coelhos comem verduras, ração, feno, cenoura e frutas bem lavadas, mas cuidado com a quantidade para não causar uma diarreia.
- Para os dentes, basta oferecer a comida certa, para que eles não tenham nenhum problema. Lembrando que seus dentes crescem e eles adoram roer coisas como fios e madeira. Para evitar problemas, é possível colocar brinquedos específicos.
- Eles não tomam vacinas, mas deve-se sempre observá-los e, caso surja algum problema na pele, por exemplo, levá-los logo ao veterinário. São bichinhos limpos, mas devemos sim acostumá-los com banhos. É fundamental levá-los em pet shop que tenha prática com essas espécies.
- Uma das grandes curiosidade sobre coelhos é que os casais devem ser evitados, pois os esses animais são famosos por se reproduzirem muito e rápido. A fêmea tem em media oito filhotes por ninhada e, assim que desmamam, ela já pode engravidar novamente. Por isso, se tiver filhotes, tem que separar dos machos.

Leia todas as curiosidades no portal Alto Astral.
O post 10 curiosidades sobre o coelho, o pet do momento apareceu primeiro em Metrópoles.

LEIA TAMBÉM:

Gol da Alemanha? Conheça um pouco mais da tradicional escola cervejeira!

Comprimento MINI - Uma tendência que vem com tudo no inverno 2021

Reabilitação Fisioterapêutica pós Covid-19

Quatro passos para se organizar financeiramente

Suplementos alimentares e sua saúde

Mais do que uma mania, coçar os olhos sistematicamente pode ser sinal de alergia