Lealdade & Fidelidade
Alô a todos!
A lealdade é um valor humano relacionado com a capacidade de uma pessoa de ser plenamente confiável, manter sua retidão moral, honestidade e honrar compromissos. Também encontrado como sinônimo de fidelidade, dedicação e sinceridade.
Uma relação leal é aquela em que ambas as partes possuem plena confiança no cumprimento de seu compromisso, podendo envolver um contrato, uma promessa ou mesmo uma expectativa.
A palavra tem origem no termo “legalis”, que em latim remete para o conceito de lei. Inicialmente, designava alguém em quem era possível confiar e que cumpria as suas obrigações legais, ou seja, alguém que não falha com os seus compromissos, demonstrando responsabilidade, honestidade, retidão, honra e decência.
Uma pessoa leal é alguém que é fiel e dedicado, e sempre cumpre as suas promessas. Por exemplo: – A lealdade é fundamental para uma verdadeira amizade, os amigos devem poder confiar plenamente um no outro. Ainda no conceito amizade, em uma relação de amizade ou amorosa, ser fiel é tido como uma obrigação social, mas a lealdade, ela é espontânea, leve, por se tratar de uma escolha pessoal. E nos negócios não é diferente. O cliente leal é aquele que tem um relacionamento forte e duradouro com a sua marca. A lealdade e a honestidade caminham juntas. Aquele que é leal jamais fará algo contra o seu semelhante.
Ser honesto e leal são bem mais que qualidade. É um estilo de vida. Lealdade e honestidade são presentes caros, não espere isso de pessoas baratas. Pode parecer cruel. Mas quem disse que a vida não é cruel? Caráter, honestidade e lealdade não se aprendem. Ou se nasce com essas qualidades ou se morre sem conhecê-las. Afinal, ter um amigo leal vale mais que milhões de colegas.
Como disse Fabrício Carpinejar, “os amigos não precisam estar ao lado para justificar a lealdade. Mandar relatórios do que estão fazendo para mostrar preocupação”. Os amigos são para toda a vida, ainda que não estejam conosco a vida inteira.
Algumas pessoas permanecem em nossas vidas por pura lealdade. Essas pessoas sim, valem a pena. Nunca as deixe ir. Outras simplesmente deixamos que se vão, pela falta de confiança no caráter.
Na amizade, quando a lealdade é desinteressada, o sorriso se torna abrigo, o abraço se faz casa. A amizade e a lealdade devem andar sempre juntas, pois somente assim estaremos diante de um sentimento verdadeiro.
ESTE TEXTO FOI UMA SUGESTÃO DO COMANDANTE AVIADOR GUILHERME DE PÁDUA. COMO O CONSIDERO UM GRANDE AMIGO, LEAL E FIEL, FICA ESTA HOMENAGEM A ELE.
Até a próxima semana.
José Francisco Resende
As opiniões contidas nesta coluna não refletem necessariamente a opinião do portal Balcão News.
Leia mais: