Minas atraiu R$ 114, 4 bilhões em investimentos privados em 2023

Jose de Paula divulgacao Usina Cururipe 1 Jose de Paula divulgacao Usina Cururipe 1
Isso possibilitou a criação de aproximadamente 55 mil empregos permanentes em diversas regiões do estado. Foto: José de Paula/ Usina Cururipe.

Infraestrutura e Energia Solar foram destaque no período.

O Governo de Minas Gerais alcançou um marco significativo ao atrair R$ 114,4 bilhões em investimentos privados em 2023, estabelecendo um recorde histórico desde a adoção da metodologia de medição em 1998.

Durante esse período, foram assinados protocolos de investimentos para 189 projetos, prevendo a criação de aproximadamente 55 mil empregos permanentes em diversas regiões do estado.

A atuação conjunta da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), da agência Invest Minas e de outras secretarias estaduais teve um papel fundamental na promoção do crescimento econômico e na geração de empregos em Minas Gerais.

O governador Romeu Zema destaca o novo momento vivido pelo estado, com “maior apoio ao empreendedorismo, resultando na atração de empresas e no aumento significativo de postos de trabalho.” Ele ressalta a eficácia dessa abordagem para “melhorar a qualidade de vida da população, oferecendo oportunidades de trabalho e dignidade.”

Os setores que mais atraíram investimentos incluem Infraestrutura, Energia Solar, Sucroalcooleiro, Minerais Estratégicos e outras energias, contribuindo consideravelmente para a geração de empregos em 2023.

O destaque para projetos relacionados à economia verde, como energia solar, biocombustíveis e mobilidade elétrica, reforça o compromisso de Minas Gerais com a neutralização das emissões de gases de efeito estufa, conforme estabelecido na campanha Race to Zero.

Destaca casos específicos de sucesso, como a abertura de uma fábrica da Docol em Poços de Caldas, que representa um investimento significativo e a geração de empregos na região.

Além disso, a parceria entre a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e a Toshiba para a produção de baterias de lítio e nióbio promete revolucionar o mercado global de veículos elétricos, com investimentos relevantes e a criação de empregos qualificados.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, destaca o compromisso de Minas Gerais em ser “não apenas um estado de oportunidades de negócios, mas também um estado da economia verde, incentivando investimentos sustentáveis e alinhados com a responsabilidade socioambiental.”

Esses desenvolvimentos refletem um cenário positivo para o estado, impulsionando o crescimento econômico, a geração de empregos e a atração de investimentos em setores estratégicos.

Leia mais:

Belotur traça perfil do Carnaval de BH

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade