Instituição tem a confiança de 73% dos entrevistados.
Uma pesquisa encomendada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), revela que 95% da amostra de 2.020 brasileiros entrevistados apontaram aspectos positivos da instituição.
Entre os pontos destacados estão a contribuição para o desenvolvimento empresarial e do país, além da geração de empregos. Essa é considerada a melhor avaliação da série histórica iniciada em 2015.
Realizada entre 30 de novembro e 15 de dezembro de 2023, pelo Instituto Datafolha, a sondagem abrangeu cidadãos com 18 anos de idade ou mais, das classes ABC, com renda familiar mensal acima de dois salários-mínimos e conhecimento mínimo sobre o BNDES.
Os resultados mostram que 54% dos entrevistados relacionam a instituição à promoção do desenvolvimento, um aumento de 7 pontos percentuais em comparação com 2022, o melhor resultado desde o início da pesquisa.
Outros destaques, segundo a Agência Brasil incluem o índice de confiança no BNDES, que atingiu 73%, e a alta favorabilidade, confiança e advocacy (prática ativa de cidadania) entre os que conhecem o BNDES, alcançando os melhores resultados históricos.
O índice de favorabilidade aumentou 5 pontos percentuais, o de confiança subiu 7 pontos percentuais, e o índice de advocacy teve um aumento de 11 pontos em relação à pesquisa anterior.
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou que esses resultados demonstram a importância da decisão do governo de retomar o BNDES como uma instituição protagonista do desenvolvimento do Brasil.
Além disso, destacou a melhoria na percepção da atuação ética e responsável da instituição, bem como a transparência, que foi reconhecida pela população. Mercadante enfatizou que o BNDES alcançou o nível de excelência em transparência no ranking da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) no ano passado.