PBH é finalista de prêmio internacional

BH finalista World GreenAwards 6 3 24 Balcao News BH finalista World GreenAwards 6 3 24 Balcao News
BH tem cerca de 400 agricultores urbanos. Foto: Divulgação

Indicação é por apoiar agricultura e agroecologia.

A Prefeitura de Belo Horizonte está entre as finalistas do Prêmio World Green City Awards 2024, na categoria “Viver Verde para Coesão Social e Comunidades Inclusivas”.

Essa indicação é resultado do reconhecimento internacional à política de apoio à agricultura urbana e à agroecologia implementada pelo município, uma iniciativa que se destaca no cenário global.

A estratégia, coordenada pela Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional em parceria com outros órgãos municipais, busca promover práticas agrícolas sustentáveis nas áreas urbanas, formando parcerias com a comunidade local.

Isso abrange desde hortas comunitárias até a integração de técnicas agroecológicas em espaços urbanos, com o objetivo de fortalecer a segurança alimentar, a inclusão social e a preservação ambiental.

Belo Horizonte atualmente dedica mais de 100 mil metros quadrados em 58 unidades produtivas distribuídas por todas as regiões da cidade à Agricultura Urbana, envolvendo aproximadamente 400 agricultores urbanos.

Além disso, o município possui 26 pontos de comercialização de alimentos da agricultura familiar, um Banco de Sementes Crioulas, um Centro de Agroecologia e Educação Ambiental de Resíduos Orgânicos, e estufas para a produção de mudas.

A subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional, Darklane Rodrigues, destaca a importância dessas iniciativas em ambientes urbanos densos, ressaltando que a agricultura urbana e agroecologia não apenas fornecem alimentos saudáveis, mas também promovem inclusão social, fortalecem a economia local e reduzem o impacto ambiental.

O World Green City Awards 2024 reconhece soluções baseadas na natureza para enfrentar os desafios urbanos contemporâneos.

Belo Horizonte é uma das três finalistas na categoria “Viver Verde para Coesão Social e Comunidades Inclusivas”, escolhida por um painel técnico internacional.

A premiação destaca a cidade como referência em sustentabilidade urbana, atrai investimentos e incentiva outras localidades a adotarem práticas semelhantes.

A cerimônia de certificação dos finalistas e a entrega do prêmio estão previstas para setembro, na cidade de Utrecht, na Holanda.

A política de Agricultura Urbana e Agroecologia, vinculada à Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, demonstra um crescimento significativo de investimento e expansão das unidades produtivas ao longo dos anos, indicando um compromisso contínuo com práticas mais sustentáveis de desenvolvimento urbano.

Leia mais:

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade