Ciclo de alta das commodities? Será?

Ciclo de alta das commodities? Será?


Se você já investe, deve ter se deparado com o rali nos preços das ações de commodities. Vale, Csn, Usiminas, Gerdau, entre outras, tem acumulado altas consideráveis durante este ano. Se ainda não investe, provavelmente ouviu algo a respeito. Mas de onde vem esse movimento?

O que são commodities?

São bens de consumo em seu estado bruto e que possuem demanda global. Existem diversos tipos de commodities como: agrícolas, minerais, ambientais ou até financeiras. Entretanto, no Brasil, temos destaque para soja, café, milho, minério e petróleo.

O mercado é feito de ciclos...

Estamos acostumados a observar ciclos no mercado financeiro, e entre estas variações, existem tendências. Não há certeza alguma de direção, mas existe uma probabilidade. Não é possível prever para onde o mercado vai, mas é possível se preparar. Howard Marks, gestor da Oaktree Capital e um dos mais reconhecidos escritores do mercado financeiro no mundo, trata como essencial identificarmos em que ponto do ciclo estamos. Sendo assim, pensemos: Estamos num ciclo de alta das commodities?

Quais os indícios deste ciclo de alta?

Temos visto ao decorrer deste ano empresas de commodities se destacando entre as demais. O aumento da demanda metálica e agrícola vindo da China, somado aos estímulos econômicos no âmbito global têm impulsionado os preços destes setores.

Além disso, o crescimento da busca Chinesa por proteína animal, em razão da peste suína, e o desequilíbrio entre oferta e demanda de minério e cobre pressionaram também os preços para cima.

No primeiro trimestre deste ano vimos o barril de petróleo subir de preço cerca de 20%, e o minério mais de 80% no mesmo período.

Ao analisar os preços das commodities ao longo de 2021, por meio do índice de commodities, verificamos um ciclo de alta que tem beneficiado especialmente exportadoras de matérias primas, que também foram favorecidas pela alta do dólar. Podemos citar como exemplo as ações da Vale (VALE3) que sobem mais de 40% no ano.

Csn, Usiminas e Gerdau, também obtiveram excelentes resultados e alta nos preços de até 60%.

No setor de frigoríficos, Minerva, Marfrig e JBS acumulam uma alta considerável. Os papeis de celulose e petróleo também foram beneficiados deste rali.

Nenhuma destas é uma recomendação de compra, mas o setor em si deve ser acompanhado de perto, e teve um importante papel na composição dos portfólios durante este ano. Se você investe em renda variável e não tem commodities em sua carteira, provavelmente teve uma pequena alta na carteira, ou apenas ficou observando o mercado subir. Por isso, é importante seguir o pensamento de Marks e se atentar a qual estágio do ciclo estamos para que possamos nos posicionar no momento e da forma mais eficaz.

LEIA TAMBÉM:

Colocando o dedo na ferida

Adoce o dia com esta deliciosa receita de Palha Italiana

Capitão Senra voltou! E agora? Te apresento outras opções!

Calçados que estão em evidência no outono inverno 2021

Será que existe uma posição correta para dormir?

Selic 3,5% ao ano. E meus investimentos com isso?